Notícias Jaguar XJS TWR Group A: Felino Vintage à venda

Jaguar XJS TWR Group A: Felino Vintage à venda

Mais uma vez noticiamos a venda de um pedaço de história da competição automóvel, desta vez trata-se de um felino muito especial e que fez as delícias dos amantes do campeonato europeu de turismo durante os anos 80. É verdade, o magnífico Jaguar XJS TWR Group A, está à venda pela J.D Classics.

Até aqui nada de especial, ou não se tratasse do Jaguar XJS TWR Group A, com o chassis nº 005 conduzido por pilotos de renome como Tom Walkinshaw, fundador da equipa de competição TWR, Win Percy, Armin Hahne, Jeff Allam, Ron Dickson e Martin Brundle.

O Jaguar XJS TWR Group A tem um palmarés que fala por si. Apesar da história de pouco sucesso entre 82 e 83, onde o XJS conseguiu lugares cimeiros nas qualificações, tal domínio de tempos não se refletia depois em competição, onde problemas mecânicos de ordem diversa teimavam em afastar o Jaguar dos triunfos.

Goodwood Festival of Speed 2011

Mas em 84, depois de uma revisão exaustiva pela TWR e com a ajuda da Cosworth, o Jaguar XJS dominou a época com 7 vitórias nas quais se incluíam várias dobradinhas. Este Jaguar XJS TWR Group A é um dos últimos carros que competiu oficialmente pelas equipas principais e que foi totalmente restaurado em 1989 pela TWR, com as especificações de competição da época. O carro levou mais um pequeno restauro em 2004 pela Pearson Engineering e serve atualmente como modelo de demonstração.

No vídeo podem ver o ex piloto da equipa oficial da Jaguar, Martin Brundle, a demonstrar o poderio do Jaguar XJS TWR Group A no Goodwood Festival of Speed de 2013.

Sem dúvida um excelente investimento de futuro. É mais do que uma máquina que se possa comprar e contemplar. É mais um pedaço da herança automóvel, um espécime de competição cheio de pedigree. Um felino que ainda ruge como se tivesse saído ontem da fábrica de Browns Lane em Conventry. Com um tag de price on asking, ou seja preço sob consulta, já se sabe que os valores ultrapassam os 100 mil euros, ainda assim um valor em linha pelo historial de máquinas semelhantes.