Notícias Ghe-O Motors Rescue – também quero um!

Ghe-O Motors Rescue – também quero um!

O Ghe-O Motors Rescue materializa a abordagem que deveria ser aplicada ao desenvolvimento de qualquer veículo de emergência. Pela via do componente “fabulástico”!

Provavelmente desconhecida, a Ghe-O Motors é uma empresa romena dedicada ao mundo do off-road. Dedicada originalmente a criar veículos todo-o-terreno para competição, alargou a sua actividade a veículos para emergências, como resgate ou combate a incêndios.

O Ghe-O Motors Rescue é o seu produto mais recente. Acabado de sair, aparentemente, de um qualquer filme apocalíptico de Hollywood, como uma mistura de Hummer e Tumbler (o fantástico veículo dos filmes Batman, de Christopher Nolan), e uns toques de Wrangler. Mas tudo elevado a uma escala gigante. Este mastodonte tem 5.2m de comprimento, 2.7m de largura e aproximadamente 2.4m de altura. Pesa “apenas” 3200kg, o que parece muito, mas, comparativamente, é um pouco mais leve que o Hummer H1, veículo bem mais compacto em todas as direcções.

ghe-o-motors-rescue-02

A Ghe-O Motors tem as suas origens na competição, e como tal, o Ghe-O Rescue integra no seu vasto corpo muito desse conhecimento adquirido. A mesma abordagem para criar máquinas de competição off-road é aplicada no Rescue. Por exemplo, o esqueleto trata-se de um chassis tubular, como é comum encontrar numa série de carros de competição. Permite várias motorizações, e apesar de não especificadas, é anunciado que pode ser equipado com motores a gasolina entre 340 e 500cv e motores diesel entre 218 e 304cv.

O Ghe-O Motors Rescue foi desenhado para ser a solução ideal para situações extremas, a permitir transporte (capacidade até 11 passageiros), suporte médico e com capacidade para atacar incêndios em todo o tipo de terreno ou clima. Com papel definido como veículo de resgate e combate a incêndios, tem no seu arsenal uma panóplia de opções. Desde um depósito de água com 620 litros e bombas de água integradas até lagartas no eixo traseiro ou almofadas pneumáticas nas rodas que lhe garantem capacidade de flutuação e até mobilidade aquática. Para aplicações militares pode ver os seus motores com protecção contra água e protecção electromagnética reforçada.

ghe-o-motors-rescue-03

O video no fim do artigo revela as capacidades do Ghe-O Motors Rescue, e inocentemente, a tornar modestos essas lendas do todo o terreno, de nome Land Rover Defender ou Hummer H1.

ghe-o-motors-rescue-04

Como diria Bruce Wayne após ser-lhe dado a conhecer o Tumbler, o seu futuro Batmobile, só me ocorre uma pergunta: “Does it come in black?” (Vem em preto?)