Volvo apresenta sistema de estacionamento autónomo

Volvo apresenta sistema de estacionamento autónomo

A Volvo sempre esteve um passo à frente na segurança e proteção de todos os que interagem com o automóvel: peões, passageiros e condutor. Agora a história é outra.

O cão vai para a casota, o gato para a caminha. É mais ou menos assim que todos os que são donos de um animal irracional estão habituados – “vai para a casota!” é o que digo à minha cadela quando ela faz asneiras. Depois aquele senhor que fala com os animais diz que não se deve fazer isso, porque depois o animal associa a casota ao castigo, bom mas isso são conversas para outro espaço, acho que já me fiz entender. O que interessa é que graças à Volvo, o automóvel pode vir a ser um companheiro obediente.

Volvo apresenta sistema de estacionamento autónomo2

A Volvo sempre esteve, como disse inicialmente, um passo à frente no seu tempo e ainda hoje se pode orgulhar de estar. Apesar de ter uma concorrência feroz, a Volvo diz que pretende ser a pioneira na condução autónoma. Depois de recentemente apresentar o airbag para passageiros, a Volvo decidiu que nada mais havia a fazer na segurança e que agora está na altura de fazer do nosso carro, o nosso obediente animal – o sistema de Parqueamento Autónomo é o culpado. A Volvo apresenta assim o primeiro automóvel de produção, dotado de um sistema de parqueamento autónomo.

“Volvo, vem-me buscar!”

Volvo apresenta sistema de estacionamento autónomo5

Podemos mandar o Volvo para a “casota”, mas ao bom estilo de Michael Knight em K.I.T.T, podemos pedir-lhe que nos venha buscar ao ponto onde nos deixou. Pois é senhoras e senhores, aquelas tardes todas a ver David Hasselhoff a conduzir um Pontiac Trans-Am de 1992 preto e duvidosamente dotado de inteligência artificial, valeram a pena! Agora como um dos fãs da série considero-me perfeitamente apto para interagir com este sistema Volvo, já comecei até a tratar de fazer caracóis no cabelo.

Ligado a um smartphone e através de uma app desenvolvida pela marca sueca, o Volvo dotado deste sistema de parque autónomo vem-nos buscar após um simples toque. Mas o que mais impressiona é a sua interação com o que o rodeia – este sistema deteta peões e obstáculos, bem como outros carros em movimento. A Volvo já anunciou que o Volvo XC90 será lançado com sistema de condução autónomo, o que permitirá ao condutor tirar as mãos do volante.

Volvo apresenta sistema de estacionamento autónomo7

O que vos parece deste sistema de estacionamento autónomo? A Volvo diz que o futuro passará por aquilo que o ser humano poderá fazer enquanto está atrás do volante, para além de conduzir. Passem pelo nosso Facebook e deixem a vossa opinião!

Texto: Diogo Teixeira