Novo Skoda Octavia RS revelado

Novo Skoda Octavia RS revelado

A marca Checa divulgou esta semana as primeiras fotos do novo Skoda Octavia RS. Estará disponível com duas motorizações, uma diesel e outra a gasolina.

Apresentado em duas carroçarias, berlina e carrinha, com duas motorizações à escolha, o novo Skoda Octavia RS aparece pela primeira vez em fotos antes da grande estreia marcada para o Festival de Goodwood, o maior e mais tradicional  encontro de automóveis em terras de «sua majestade».

A versão mais potente do Skoda Octavia RS terá uma potência máxima de 220cv, gerada por um motor a gasolina 2.0 TSI, enquanto a versão diesel terá uma potência máxima de 184cv extraídos do motor 2.0 TDI. Os mesmos motores que encontraremos nas versões mais desportivas da gama Volkswagen Golf, a GTI e GTD respectivamente.

skoda octavia rs 2014 1

O Skoda Octavia RS está equipado de origem com uma caixa manual de seis velocidades, que na versão TSI permite ao modelo checo cumprir os 0-100km/h em apenas 6.8seg. enquanto que na versão diesel o mesmo «sprint» demora uns também impressionantes, mas mais demorados 8.1 seg. Em opção estará disponível um caixa de dupla-embraiagem DSG, que certamente tornará este Octavia ainda mais rápido, mas os números da caixa DSG ainda não são conhecidos.

Em relação as versões convencionais da gama Octavia, o novo RS será 12mm mais baixo (13mm na versão Combi) e virá equipado com o conhecido sistema de bloqueio de diferencial electrónico XDS, que actua ao nível dos travões dianteiros para simular o efeito de um bloqueio de diferencial mecânico.

skoda octavia rs 2014 2

Destaque ainda para o novo conjunto de jantes desportivas (das mais bonitas que temos visto) e para os novos para-choques e faróis escurecidos. Se estes elementos não forem suficientes para os mais distraídos distinguirem o Skoda Octavia RS dos seus irmão de gama, as siglas RS espalhadas um pouco por toda a carroçaria e as pinças pintadas a vermelho acabarão com as dúvidas. Enquanto esta versão com mais «pimenta» não entra na garagem do RazãoAutomóvel, recordem os 1000km que fizemos a bordo do poupado Skoda Octavia RS 1.6 TDI.

skoda octavia rs 2014 3
skoda octavia rs 2014 4

Texto: Guilherme Ferreira da Costa