VW Golf GTI Mk1 do inferno: 736cv nas rodas da frente

VW Golf GTI Mk1 do inferno: 736cv nas rodas da frente

O título deste artigo vai contra tudo o que já se escreveu e estudou sobre engenharia automóvel. Quem é que entrega 736 cv às rodas da frente de um Volkswagen Golf GTI Mk1? Ou de qualquer outro automóvel?

Homem e máquina. Se há uma relação infernal, história de contornos diabólicos, conspirações mundiais e desafios épicos a contar, há muitas vezes um Homem e uma máquina, seja esta qual for, pelo meio. O Homem tem uma avidez inexplicável pela conquista do momento da superação, aquele segundo, milésimo ou mesmo simplesmente a ideia de que ultrapassou uma barreira ou obstáculo. Esta é uma conquista que pode passar por conseguir dar mais toques numa bola que o amigo, aguentar mais tempo sem respirar ou ser o Homem mais rápido do mundo. O desafio é constante, em tudo. É o que tem feito crescer o Homem, que superando-se, reinventa obstáculos e ergue estátuas pelo caminho.

Golf GTI Mk1_02

O proprietário deste veterano alemão, um Volkswagen Golf GTI Mk1, não é excepção à regra e decidiu juntar-se à lista dos procuram um bom desafio e consequentemente, o prazer da tal superação. Aqui na redação, tentamos reproduzir o momento no qual o proprietário deste Volkswagen Golf GTI Mk1 tomou a decisão de avançar com este projeto: Resumindo, decidiu que os 110 cavalos que originalmente galopavam debaixo do capot do seu velhinho Volkswagen Golf GTI Mk1, eram insuficientes. Qual a solução? Espalhar uns pózinhos mágicos aqui e ali para aumentar o rendimento? “Hmmm…não, isso não tem assim tanta piada” pensou. “O que eu quero mesmo é queimar pneus, arrancar asfalto da estrada e partir estradas de pedra em mil bocados. No fundo, espalhar o terror”.

Golf GTI Mk1_03

A verdade, é o que o 1.6 original deste Volkswagen Golf GTI Mk1 foi servir de aspirador ou máquina de cortar relva de um outro insatisfeito com potência e deu lugar a um motor VW 2.0 de 16v, que foi nada mais, nada menos, apetrechado com uma turbina Garrett GTX3582R, uma das mecas das modificações. A caixa é agora de 6 velocidades e o conta-rotações continua em força até às 8,800 rpm. Depois sim, uns pózinhos aqui e ali, uma boa dose de etanol aditivado e já está! – são 736 cavalos atirados para cima das rodas da frente deste Volskwagen Golf GTI Mk1 que o levam, por exemplo, dos 100 aos 200 km/h em 5 seg…números dignos de rebentar veias oculares. Condenamos a realização dos testes na via pública:

Texto: Diogo Teixeira
Fonte: Jalopnik