O novo Range Rover Sport chegou!

O novo Range Rover Sport chegou!

 A cidade que nunca dorme foi o palco escolhido para o desvendar do SUV mais desportivo da marca Britânica: O Range Rover Sport.

Foi pelas mãos do mais famoso agente secreto britânico James Bond, que o novo Range Rover Sport chegou à sua apresentação mundial em Nova Iorque. O novo Range Rover Sport ocupa uma posição única no seu segmento. O modelo redobrou os seus pontos fortes, o seu design desportivo, um corpo defenido e musculado, mais aerodinâmico e uma frente zangada, determinada a comer o asfalto e quiça alguma gravilha.

As linhas agressivas atribuem-lhe um ar robusto e veloz, o que faz com que pareça que está em movimento mesmo estando parado. O Range Rover Sport sempre foi um SUV virado mais para o asfalto, mas sendo um Range Rover as suas aptidões chegam também para atravessar serras, montes e vales.

Land_Rover-Range_Rover_Sport_2014 (11)

O chassi em alumínio ajudou a uma redução de 420Kg em relação ao seu antecessor, magnifico. E é ainda 45Kg mais leve que o seu irmão mais velho. Isto faz com que o novo Range Rover Sport tenha uma significativa melhoria de consumos e emissões CO2.

Estará disponível um vasto leque de motorizações, mas para o lançamento apenas 4 estão disponiveis, duas diesel e duas a gasolina. O ágil e ultra-eficiente 3,0-litros turbodiesel V6 foi significativamente atualizado e está agora disponível em duas versões TDV6 e SDV6 de 254CV e 287CV respectivamente.

Com 600 Nm de torque, ambas as variantes oferecer um excelente desempenho, juntamente com eficiência excecional. O SDV6 acelera dos 0 aos 100Km/h em apenas 7 segundos e atinge emissões de CO2 de 199g/km, uma melhoria de 13%. O TDV6 atinge os mesmos 100Km/h em 7,3 segundos, com emissões de CO2 de 194g/km, o que representa uma melhoria de 15%.

Land_Rover-Range_Rover_Sport_2014

Para conseguir a mistura sem precedentes de desempenho refinado e uma eficiência notável, o motor TDV6 tem sido extensivamente melhorado, um novo injetor de baixo fluxo para uma injeção mais precisa e uma optimização do combustível.

Estarão disponíveis outras duas motorizações a gasolina, um motor 3.0 litros V6 Supercharger de 335CV, concebido para proporcionar um binário generoso, e assim obter potência com um requinte excecional. Com este novo motor, o Range Rover Sport torna-se mais rápido do que o seu antecessor, lançando-se dos 0 aos 100km/h em 7 segundos, uma redução de 0,3 segundos.

Outro grande motor é o 5.0 litros V8 também Supercharger com mais de 500CV capaz de atingir os 100Km/h em 5 segundos e que graças a um afinado sistema de admissão e escape promete uma espetacular rosnar, capaz de acordar os surdos. O V8 é leve e compacto e totalmente construído em alumínio, ganhou um novo sistema de gestão do motor Bosch que ajuda com baixos níveis de atrito interno.

Land_Rover-Range_Rover_Sport_2014 (4)

Um motor de alta pressão, injeção direta multi-furo onde a eficiência é reforçada por um inovador duplo sistema de cronometragem de árvore de cames variável independente (VCT), isto oferece uma maior eficiência termodinâmica e níveis de ruído extremamente reduzidos.

O melhor está guardado para o início de 2014, o mais potente e aclamado SDV8, um motor concebido exclusivamente para o Range Rover, um V8 4.4 litro “super-diesel” de 334CV capaz de debitar 700Nm com um escalonamento entre 1750 e as 3000rpm, lançando esta “besta” dos 0 aos 100Km/h em apenas 6,5 segundos. Um desempenho extraordinário, o motor ideal para quem adora andar lançado.

A excelência eficiência do motor reflete-se tambem nas emissões de CO2 de apenas 229g/km. O aumento de potência relativo SDV8 foi conseguido através de um sistema de admissão com intercoolers individuais e uma calibração otimizada.

Land_Rover-Range_Rover_Sport_2014 (20)

Estará disponível também para encomendar ainda este ano, uma motorização diesel Hybrid ultra-eficiente, que oferece excelente desempenho (0-100Km/h em menos de 7 segundos) com excecionais emissões de CO2 de 169g/km, para oferecerem aos seus clientes o primeiro híbrido diesel de alto desempenho dentro do segmento dos SUV.

O Range Rover Sport foi projetado desde o início para um derivado híbrido. Como resultado, o modelo híbrido oferece a experiência dinâmica e ágil de condução como os restantes modelos, assim como os da sua classe.

Todas as motorizações do novo Range Rover Sport estão aliadas a um caixa de velocidades ZF avançada de 8 velocidades automática, o que foi ajustada pelos engenheiros da Land Rover para ser suave como seda mas com respostas rápidas (200 milissegundos entre relações é suficiente?) e uma redução nos consumos.

Land_Rover-Range_Rover_Sport_2014 (9)

Já o interior mostra-se simples e luxuoso, a semelhança do grande Range Rover. Mas o que o destingue é o selector de velocidade, que ao contrário da restante gama, é o unico a ter uma alavanca de mudanças, como os automóveis “normais” têm. Tem espaço para acomudar 7 pessoas com conforto, embora as 2 pessoas que tenham de viajar na bagajeira, não tenham assim tantos luxos.

Estam á disposição inumeras combinações e opcionais, mas é necessário sublinhar, que os extras não são baratos. Ainda não foram divulgados consumos nem preços.

Agora dá uma vista de olhos num SUV digno de um agente secreto.

Texto: Marco Nunes