Depois de tantos jogos, o novo Skoda Octavia 2013 foi finalmente revelado

Depois de tantos jogos, o novo Skoda Octavia 2013 foi finalmente revelado

Embora a Skoda não tenha conseguido esconder o novo Skoda Octavia 2013 até ao dia da sua apresentação oficial, há que valorizar o esforço e a criatividade que a marca checa teve na luta contra os paparazzo.

Os mais atentos, estão certamente recordados dos vários episódios que protagonizaram esta típica novela mexicana. Há sensivelmente dois meses, surgiram na internet dois vídeos que mostravam claramente as linhas do novo Skoda Octavia… quer dizer, pensávamos nós… Na verdade, foi tudo uma armação da subsidiária do Grupo Volkswagen para iludir os paparazzo. Pode dizer-se, que a técnica usada neste «esquema» foi bastante… irreverente?! Nós, chegamos, inclusive, a atribuir à Skoda o prémio de “camuflagem do ano”. Mas para perceberem melhor do que estou a falar, passem por aqui.

O novo Skoda Octavia é, provavelmente, um dos modelos mais esperados para 2013. E se já havia interesse em ver como seria o design final desta terceira geração, depois desta brincadeira, o interesse deu lugar a uma inexplicável vontade de descobrir o que a Skoda tanto queria esconder – “o fruto proibido, é sempre o mais apetecido“. Dificilmente se consegue sofismar um paparazzi, e a Skoda pagou bem caro o facto de ter cometido essa rara proeza: Octavia 2013 apanhado sem camuflagem no Chile.

Skoda-Octavia-2013

Com esta descoberta, os paparazzos, deram um valente «murro no estômago» dos checos. Mas ainda assim, nem tudo correu mal… Este jogo do gato e do rato rendeu à Skoda imenso tempo de antena, e de certeza, que lá bem no fundo era isto que eles pretendiam…

Agora que já vos contei uma das melhores histórias dos últimos meses, vamos focar-nos no que realmente interessa: o novo Skoda Octavia 2013.

2013-Skoda-Octavia-III-3[2]

A grande novidade para esta nova geração, é a utilização da famosa plataforma MQB do Grupo Volkswagen, plataforma esta que é também utilizada nos novos Volkswagen Golf e Audi A3. Como devem calcular, isto são ótimas notícias para os amantes da marca. Esta plataforma vai permitir ao mais novo dos Octavia crescer 90 mm de comprimento (4659mm), 45mm de largura (1814mm) e 108mm na distância entre eixos (2686mm), o que originará um aumento significativo no espaço interior, principalmente nos lugares traseiros.

Mas desenganem-se aqueles que pensam que este aumento de dimensões vai refletir-se no peso bruto do carro. O novo Octavia não só será maior, como será também mais leve que o seu antecessor. Isto já para não falar, no aumento significativo da rigidez estrutural que a plataforma MQB oferece.

2013-Skoda-Octavia-III-4[2]

Olhando agora atentamente para as linhas deste familiar médio, podemos observar à distância, que este está claramente com um aspeto mais premium que o habitual. E a pensar nisto, a Skoda não podia deixar de «mimar» o novo Octavia com inúmeras ferramentas tecnológicas, mais precisamente, com o cruise control adaptativo, o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, o sistema de auxílio no estacionamento, o sistema de aviso de saída de faixa, o sistema de luzes inteligente, o teto panorâmico e o seletor de modos de condução.

Em relação aos motores, a Skoda já confirmou a presença de quatro motores a gasolina (TSi) e quatro a diesel (TDi). O destaque vai para a versão Greenline 1.6 TDI com 109 cv de potência que, segundo a marca, tem um consumos médio de 3,4 l/100 km e 89 g/km de emissões de CO2. A versão mais «extravagante» fica entregue a um bloco 1.8 TSi de 179 cv, que vem de série com uma caixa manual de seis velocidades, e como opcional, uma caixa automática de sete velocidades DSG de dupla embraiagem.

O Skoda Octavia 2013 será apresentado ao mundo no Salão de Genebra, que se realizará em março de 2013. Mais tarde, a gama será alargada com a chegada de uma variante carrinha, algumas opções de tração integral e a característica versão desportiva RS.

2013-Skoda-Octavia-III-1[2]

Texto: Tiago Luís