Volkswagen apresenta o Taigun… «Querida encolhi o Touareg!»

Volkswagen apresenta o Taigun… «Querida encolhi o Touareg!»

A gama Volkswagen não pára de crescer e um novo modelo está para chegar… chama-se Taigun. Uma espécie de «mini» Touareg que promete dar muito, mas mesmo muito trabalho à concorrência!

Tal como tínhamos anunciado aqui, a Volkswagen está a preparar o lançamento de dois novos SUV’s. O primeiro a ser revelado foi o Taigun concept, no Salão Automóvel de São Paulo.

Com semelhanças claras com a restante gama do construtor alemão, o Taigun insere-se na família Volkswagen como o irmão mais novo do Tiguan e do Touareg sendo assim, naturalmente, a proposta mais económica para todos aqueles que ambicionam ter um SUV com o logótipo da marca alemã na dianteira.
Se no exterior do Taigun podemos destacar as luzes com tecnologia LED e as cavas das rodas proeminentes, no interior encontramos surpreendentes semelhanças com o mais modesto modelo da marca, o Up! Pois é… debaixo deste manancial de robustez estética esconde-se um Up!

O Taigun tem 3,859mm de comprimento, 1,728mm de largura e 1,570mm de altura. Não só é manifestamente mais pequeno que o VW Tiguan, como também é mais pequeno que o Nissan Juke. Características que nos levam a crer que o gigante alemão pretende estrear um novo segmento: os SUV´s utilitários. Quem sabe com um preço abaixo dos 15.000€…

Nas motorizações encontramos aquilo que de melhor a marca tem para oferecer nas cilindradas mais baixas. Falo de um pequeno motor 1.0 TSI de 3 cilindros com 110cv de potência e uns interessantes 175Nm de binário máximo.

A Volkswagen ainda não decidiu se vai ou não produzir este pequeno SUV. Segundo Ulrich Hackenberg, membro da administração da VW, tudo dependerá da aceitação do publico. Da nossa parte, a resposta é um manifesto «sim!».


Texto: Guilherme Ferreira da Costa