Motor do BMW M3 2014: 6 cilindros em linha Twin-turbo

Motor do BMW M3 2014: 6 cilindros em linha Twin-turbo

O suspense criado à volta da arquitectura escolhida pela BMW para o motor do próximo BMW M3 tem os dias contados… Mas será que tem mesmo?

O presidente da BMW norte-americana já tinha confirmado a nossa suspeita: O novo M3 terá um bloco de seis cilindros em linha. No entanto, pouco mais adiantou. Mas para nossa alegria, a marca bávara deixou escapar duas imagens que dissipam quase todas as dúvidas em torno do potente coração do próximo M3.

Dúvidas porque era quase certo que a BMW não poderia equipar novamente o M3 com o anterior V8. Devido às restrições ambientais, entre outros motivos, como por exemplo o posicionamento do M3 face à gama M5, que na nova geração também perdeu dois cilindros.

Assim, a marca alemã teve de abandonar o motor V8 que equipava a anterior geração do BMW M3 em função de um seis em linha mais eficiente, mas nem por isso menos performante, graças à adopção de pelo menos dois turbos.Esta nossa certeza – fomos o primeiro site português a apostar nesta configuração há quase um ano, clica aqui – é alimentada pela presença destacada de duas condutas de admissão conectadas ao intercooler em vez de uma, daí afirmarmos que se trata de um motor twin turbo. Pelo menos twin-turbo! E pelo menos porquê?

Porque nos fóruns das especialidade, entre eles o Razão Automóvel, já se apostava há muito tempo que a BMW iria estrear neste M3 a tecnologia Turbo Híbrido – Se desconheces a tecnologia clica aqui. Portanto a hipótese de um terceiro turbo não é de descartar, que aproveitando a conduta de admissão de um dos turbos faria também o seu trabalho. Ou então serão apenas dois, e um deles será o tal Turbo Híbrido.

Assim sendo, o BMW M3 passa de um V8 de 4.0 litros para um 6 cilindros em linha com uma capacidade que se espera em torno dos 3.0 litros. Mas se pensam que isto é mau, não é. A nova arma da BMW deverá debitar uma potência máxima próxima dos 450 cv e aumentar substancialmente os valores de binário máximo. Tornando-se assim, no M3 mais musculado de sempre e ao mesmo tempo regressando às origens do modelo e da marca. Recordamos que o seis em linha é a arquitectura de motor mais querida pela BMW. O vídeo abaixo mostra o novo M3 em testes no circuito de Nurburgring, ora vejam:


Texto: Tiago Luís