Honda promete novo Civic Type R em 2015

Honda promete novo Civic Type R em 2015

Depois do flop absoluto da última geração, que não conseguiu agradar nem aos fãs nem fazer frente à concorrência, a Honda promete em 2015 voltar à carga com um renovado Civic Type R.

O futuro da versão Type R na gama Civic tem estado envolta em mistério. Em parte devido ao fraco acolhimento da última geração, e por outro lado, devido à política de redução de emissões da marca nipónica. Já vos tinha confessado inclusive, há alguns meses, a minha desconfiança face ao futuro do Honda Civic Type R neste artigo. Sem nada factual para nos basearmos, bastava olhar para as últimas duas gerações do Civic para perder de imediato qualquer esperança relativamente ao que aí vinha – A menos que partilhes da mesma opinião que o Luís Santos sobre o conceito de carro desportivo.

O CEO da Honda, Takanobu San, deve ter lido o RazãoAutomóvel (piadinha…) e veio esta semana meter alguma água na fervura. As almas mais inquietas (como a minha) podem dormir descansadas. A Honda assume o compromisso de lançar em 2015 aquele que será o tração dianteira mais rápido no mítico circuito de Nürburgring e assim, honrar o passado de modelos como o Integra Type R.

Como? Recorrendo aos ensinamentos retirados do WTCC e colocando-os ao serviço do novo modelo.

Mas os motores atmosféricos que fizeram escola durante todos estes anos nas gamas Type R, esqueçam. O mais provável é que a Honda recorra à tecnologia Turbo para aumentar a potência e reduzir as emissões destas versões. Não é aquilo que todos queríamos ouvir, mas a modernidade a isso obriga.

Para além do Civic Type R, a Honda promete até lá lançar um novo modelo do lendário NSX (obrigado Takanobu San!), um roadster inédito “com excelentes capacidades dinâmicas” e um SUV inspirado no modelo Jazz. Quase tudo boas notícias portanto.