Notícias Espanha aposta em sistema de condução autónomo

Espanha aposta em sistema de condução autónomo

A Google que se cuide, pois os nuestros hermanos também estão com vontade de mudar os hábitos de condução de todos os condutores de automóveis deste planeta.

Lembram-se do carro da Google que anda sozinho? Pronto, este é mais ou menos a mesma coisa mas com uma ligeira diferença… É espanhol! A CSIC (Conselho Superior de Investigações Científicas), em parceria com a Universidade Politécnica de Madrid, está a desenvolver há mais de quinze anos um sistema de condução autónoma semelhante ao da Google.

Mas em vez de usarem um Toyota Prius, os espanhóis optaram por utilizar este sistema inovador num Citroën C3, batizado de Platero. Estamos um pouco admirados pelo facto de não aproveitarem qualquer um dos modelos da Seat para este fins mas o que é certo é que o Platero já percorreu cerca de 100 km sem qualquer tipo de intervenção humana.

“O Platero é o futuro da condução automóvel, em que um veículo é capaz de viajar de forma independente para atender às necessidades humanas”, disse Teresa de Pedro, responsável máxima por este projeto. Vê o vídeo:


Texto: Tiago Luís