Notícias Mercedes Classe A 2012: A45 AMG pronto para fazer frente ao Audi RS3 e ao BMW Série 1 M

Mercedes Classe A 2012: A45 AMG pronto para fazer frente ao Audi RS3 e ao BMW Série 1 M

Depois de andarmos estes 15 anos a “gramar” com um Classe A dedicado ao sexo feminino a Mercedes lá decidiu oferecer-nos um poderoso e machão A45 AMG!

Já muito se falou sobre o novo Classe A, aliás, os mais atentos sabem perfeitamente que este é um dos carros de 2012 mais aguardado por nós. Apesar de termos dito anteriormente que a versão AMG se chamaria A25 AMG a marca alemã já veio esclarecer esse mal entendido e em vez de ser A25 será A45 AMG.

Sinceramente, o nome pouco importa quando se está a falar de um bicho que vem competir cara a cara com o Audi RS3 e o Série 1 M Coupé. Estamos a falar de um bloco 2.0 turbo de quatro cilindros pronto para debitar 335 cv (afinal são 370 cv!) de potência e com um binário de 400 Nm. Números que deixam qualquer um de água na boca.

Tobias Moers, chefe de desenvolvimento da AMG, explicou “O nosso principal objetivo desde o início era conseguir criar um motor para competir com o 2.5-litros turbo usado no Audi RS3”. A brincar a brincar, este Classe A pode atingir uma velocidade máxima de 280km/h e consegue fazer dos 0-100 km/h em apenas 5,1 segundos – apesar de demorar mais 0,5 seg. do que o RS3, não deixa de ser um excelente resultado.

A acompanhar o motor do A45 AMG virá ainda uma caixa sequencial de sete velocidades com dupla embraiagem, tração às quatro rodas e um diferencial Haldex de controlo eletrónico, com a repartição a beneficiar as rodas traseiras. Adivinhem qual a intenção da AMG para a introdução deste diferencial… mais emoção!!! Tudo se resume a esta simples palavra…

Espera-se que a apresentação deste Classe A45 AMG aconteça já em Setembro, no Salão Automóvel de Paris, o problema é que temos de esperar até 2013 para o vermos nas estradas portuguesas… O preço deverá rondar os 40.000€. Estamos ansiosos!



Texto: Tiago Luís