Notícias Suzuki lança novo Swift Sport a preços low cost

Suzuki lança novo Swift Sport a preços low cost

Está de volta um dos pequenos “Rockets” mais acessíveis do mercado Automóvel, o Suzuki Swift Sport! Vem equipado de série com um motor 1.6 a gasolina com 136cv, caixa de seis velocidades, e ainda um chassi ousado, tal como nos seus primórdios.

A nova estirpe Suzuki Swift Sport já se encontra à disposição de todos aqueles que gostam de um pouco de adrenalina a “baixo custo”. A renovada pérola da Suzuki é proposta por 20.800€, preço que coloca este pequeno mas potente “Rocket” como o mais acessível dos pequenos desportivos no mercado português, sendo 1.600€ mais barato que o Renault Twingo RS, equipado com um motor 1.6 de 133 cv.

O novo Look exterior do Swift Sport mostra-se bastante agressivo e arrojado, o que nos dá logo a entender as suas potencialidades, desde o rebaixamento do chassi até à grelha frontal, estilo boca negra, nada foi esquecido pela marca nipónica. A ultimar o visual exterior estão as jantes de 17 polegadas específicas da versão Sport, cobertas por pneus 195/45. “Calça-se bem este menino”!

Já no interior, tudo foi revisto para uma maior facilidade de utilização, desde a colocação de uns bancos desportivos, pedais desportivos, um volante não menos atraente, até á instrumentação, que nos sugere logo as potencialidades do pequeno “rocket” japonês.

Nesta nova geração, o Swift Sport conta uma evolução do motor M16A, com um sistema de admissão optimizado e uma caixa manual de seis velocidades desenvolvida especialmente para a versão Sport.

Em relação a versão anterior, tanto a potência máxima como o binário subiram, sendo agora respectivamente de 136 cv (mais 11 cv) e de binário máximo de 148 Nm para 160 Nm. Para combater este aumento de potência, a Suzuki muniu o Swift Sport de um controlo de estabilidade acompanhado de série com controlo de tracção. A suspensão também foi modificada com amortecedores mais duros, oferecendo maior estabilidade em curvas de alta velocidade.

As novas tecnologias e a sua evolução são coisas fantásticas, e neste pequeno desportivo não foi excepção, curiosamente apesar do notório o aumento de potência, os consumos anunciados são menores do que os da geração anterior: 5,2/6,4/8,4 l/100 km, respectivamente no que respeita aos ciclos extra-urbano. As emissões também são menores, assentando uma descida de 11% face à geração anterior e limitando-se actualmente nos 147 g/km.

Com todas estas melhorias e com um preço bastante acessível o novo Swift Sport vai ser sem dúvida um dos pequenos desportivos mais cobiçados de 2012, fazendo as delícias de todos os fervorosos adeptos do mundo automóvel que sonham em ter um desportivo. Ai está uma excelente oportunidade!



Texto: André Pires