Notícias Projeto VEECO: Apresentação do primeiro protótipo

Projeto VEECO: Apresentação do primeiro protótipo

O dia 3 de Fevereiro de 2012 vai ficar para a história, sabem porquê? Porque foi o dia em que o mundo viu nascer o primeiro desportivo elétrico português!

Pois é, apesar de toda esta crise financeira que assombra a Europa e o país, ainda existem portugueses com vontade de voltar a ver Portugal na mó de cima, é o caso de João Oliveira, CEO da VE (Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica), e José Quadrado, presidente do ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa).

Numa altura em que os veículos elétricos estão a ganhar cada vez mais espaço no sector automóvel, a VE, em parceria com o ISEL, decidiu criar um veículo elétrico de alta eficiência para conseguir superar as atuais soluções disponíveis no mercado. E ontem, foi apresentado, no Casino de Lisboa, o primeiro protótipo deste projeto, o VEECO RT. Este protótipo foi estudado e criado para atingir uma eficiência aerodinâmica elevada, daí ter esta configuração de reverse trike.

Muitos de vocês vão estranhar esta forma de “gota de água”, porque é algo diferente do que estão habituados a ver no dia a dia, mas assim que souberem o porquê dos engenheiros criarem esta traseira com traços característicos de um motociclo, os vossos olhos vão brilhar de desejo! Segundo João Oliveira, “na actual conjuntura económica, 1€ permite-nos percorrer 100 km“… Agora pergunto-vos eu, quem é que ainda está preocupado com o design traseiro do veículo? Penso que ninguém…

Falando mais a sério, esta configuração tem inúmeras vantagens na aerodinâmica e na autonomia do veículo. As suas características geométricas permitem obter valores de coeficiente de atrito aerodinâmico extremamente positivos e devido à secção posterior mais estreita, as entradas de ar e os fluxos de escoamento são mais lineares em toda a carroçaria, as zonas de turbulência são diminutas e o arrasto é reduzido.

O chassis do VEECO RT é construído em aço tubular e tem um baixo centro de gravidade – 70% do peso sobre o eixo dianteiro e 30% sobre o eixo traseiro – com estas caraterísticas e uma via frontal larga, este protótipo português é detentor de uma estabilidade excecional.

Clique para ampliar

Com um motor de indução e variador eletrónico de velocidade de 30 kW(nominal) a 80 kW (pico), o VEECO é dono de um sistema de tração que permite superar os 160 km/h de velocidade máxima e acelerar dos 0 aos 100 km/h nuns modestos 8 segundos. As baterias de última geração, LiFePO4, com capacidades entre os 16 e 48 kWh, são geridas por um sistema eletrónico exclusivo e oferecem ao proprietário uma autonomia entre os 200 e os 400 km, dependendo da capacidade do banco de baterias.

Com uma produção “low volume”, cada unidade vendida é única e diferenciada, e isto é o lado bom de um projeto de baixa produção, pois os consumidores que valorizam produtos Premium, têm aqui uma excelente oportunidade para personalizar exclusivamente o seu veículo.

E já que falámos em personalizar, fique a saber o VEECO vem com uma “interface homem-máquina”, isto é, vem com um painel informativo que nos disponibiliza dados sobre a velocidade, o estado de carga das baterias, as temperaturas de motor e melhor, oferece a possibilidade de inverter os níveis de consumo instantâneo ou de regeneração.

Mas não é tudo… Agregado ao painel de informação existe um painel de aplicativos, que integra um módulo multimédia (rádio, leitor de MP3 e MP4), um módulo de navegação na Internet, um módulo de estatísticas e um módulo de navegação GPS. Ufa! Que grande coletânea…

É ainda importante referir que este veículo pode circular em autoestradas, vias rápidas, e pontes.

Os preços ainda não são conhecidos, mas uma coisa é certa, o RazãoAutomóvel está desejoso por fazer um test-drive ao primeiro desportivo elétrico português!


Texto: Tiago Luís