Notícias MITHOS: O veículo eletromagnético criado por um designer português [Vídeo]

MITHOS: O veículo eletromagnético criado por um designer português [Vídeo]

O designer português, Tiago Inácio, teve uma visão do futuro e criou um dos mais espetaculares concepts que vi nos últimos tempos, o Mithos!

Este projeto já vem sendo trabalhado desde 2006, altura em que o designer português começou a fazer os primeiros esboços apenas como um exercício de styling e de evolução pessoal a nível técnico e artístico. O Mithos Electromagnetic Vehicle (EV) é apenas (e infelizmente) mais um belo concept que vai, muito provavelmente, ficar na prateleira, isto embora, esteja muito bem conseguido a nível estético.

Como veículo futurista que é, é lógico que não existe melhor pessoa que o próprio Tiago Inácio para descrever o Mithos… E como “a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha”! Fomos falar com o criador deste fantástico projeto e deixem-me que vos diga, este brinquedo tem 2011 cv e tem uma velocidade máxima de 665 km/h!!! Já se imaginaram a navegar a esta velocidade? Nem quero pensar no aumento que teria a taxa de mortalidade nas estradas…

“Para desenvolver o design do Mithos, tive como referencia alguns modelos, tais como o Batmobile do Tim Burton e outros concepts que já existiam na altura. Desde a criação dos primeiros esboços, até chegar ao design final, demorei aproximadamente 6 meses”, disse Tiago Inácio, licenciado em Arquitetura de Design pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa.

Entretanto, em novembro de 2011, voltou a pegar neste projeto, mas desta vez com um objetivo diferente e mais elaborado. “A ideia base, não era só criar um concept visual, mas sim dar largas à imaginação e vender uma ideia, uma visão de um possível futuro. Para isso, era necessário criar tudo o que carateriza uma campanha publicitária automóvel… até novos conceitos tecnológicos inventei ( Quantum Boost Technology, H-Fiber, etc)”.

Nesse pacote publicitário está um vídeo que é qualquer coisa do outro mundo… O vídeo usa um estilo e tecnologias inspiradas nos filmes de ficção cientifica e levou aproximadamente 3 meses a desenvolver. Deliciem-se com esta preciosidade portuguesa:

Os mais atentos estão agora a perguntar-se, “onde raio estão as portas?”, na verdade os traços que delineiam as portas não são visíveis ao olho humano mas isso não significa que elas não existam… E fiquem sabendo que nem precisam de se dar ao trabalho de abrir as portas, o Mithos abre-as automaticamente assim que sinta a sua presença. Tudo pensado ao pormenor…

Para finalizar, Tiago Inácio, disse, “Nunca tive qualquer intenção que o Mithos viesse a ser construído, caso acontecesse naturalmente ficaria felicíssimo. Este projeto é essencialmente uma peça de ficção, cujo principal objetivo é solidificar a ideia de que o rumo ao futuro passa inevitavelmente por veículos elétricos, pois acredito que num espaço de 10 anos, metade dos veículos que utilizaremos diariamente sejam elétricos”.

Termino este artigo citando os nossos colegas do worldcarfans: “Today’s design students are tomorrow automotive designers”. Amen!

Para saberem mais sobre o Mithos cliquem aqui!


Texto: Tiago Luís