Porsche apresenta o novo Boxster: Temos máquina!

Porsche apresenta o novo Boxster: Temos máquina!

Vejam no que se transformou o “patinho feio” da Porsche nos anos 90!

Quando em 1996 a Porsche lançou a primeira geração do Porsche Boxster, os mais fervorosos fãs da marca de Estugarda manifestaram-se efusivamente contra o modelo. Consideravam-no uma heresia e uma traição aos valores mais elementares da marca. Queixavam-se de tudo. Desde a posição central do motor, até à falta potência que o carro tinha, e claro, da colagem que o “bastardinho” fazia ao design do icónico Porsche 911. Dizia-se na altura quase tudo sobre o Boxster… que era um modelo que vivia à sombra dos louros conquistados pelo seu irmão mais velho, o 911. Que era o Porsche daqueles que não tinham dinheiro para comprar um 911, etc. Coitados, ainda nem sonhavam o que o século XXI tinha reservado para eles… SUV’s e berlinas equipadas com motor Volkswagen!

Mas o tempo passou, e aqueles que outrora criticavam a Porsche pelo lançamento de tamanha heresia, hoje rendem-se aos encantos do “pequeno” roadster. O comportamento e as prestações do Boxter melhoraram tanto ou tão pouco na segunda e actual geração (987) que em algumas versões o elemento mais pequeno da família consegue mesmo fazer a vida negra ao irmão mais velho em estradas de montanha. Nada mau hã? E se a segunda e actual geração do Boxter (987), ficou marcada pela reunião de consensos que conseguiu, a terceira geração do Boxster (981) irá ficar certamente marcada pela confirmação do Boxster enquanto elemento de pleno direito da linhagem de desportivos da Porsche.

Deixando os factos históricos para outra altura, o que é que o novo Boxster tem reservado para nós? Em primeiro lugar a Porsche anuncia que graças à introdução de novas tecnologias amigas do ambiente, a nova geração do Boxster apresenta melhorias de eficiência energética na ordem dos 15%. Ganhos conseguidos através da redução do peso do chassi, da montagem de um sistema de regeneração de energia em travagens, de um quase “obrigatório” sistema start-stop, e por último, de um sistema responsável pelo controlo da temperatura ideal de funcionamento da unidade motriz.

Mas verdade seja dita, quem quer poupar compra um aborrecido e “verdinho” Toyota Prius. Portanto vamos falar daquilo que realmente interessa: prestações. Comecemos pelo chassi!

O novo Boxster para além de anunciar um emagrecimento do conjunto face à geração que agora cessa funções – não será de descartar ganhos ao nível da rigidez estrutural – anuncia ainda um crescimento do chassi em quase todos os sentidos.

O novo Boxster cresceu na distancia entre eixos e também na largura de eixos, ou seja, está mais comprido e mais largo. Ao mesmo tempo a Porsche anuncia também que o novo Porsche será significativamente mais baixo que o modelo actual. Todos estes factores somados deixam adivinhar enormes ganhos ao nível da estabilidade e dirigibilidade do conjunto, quando comparado com a geração 897 que agora cessa funções. Portanto o que já era bom, ficou ainda melhor…

Ao nível do motor, não há grandes novidades, pelo menos nesta fase de lançamento. A versão base que conta com um motor Boxer de 6 cilindros e 2.700cc, regista um ganho de 10cv face ao seu antecessor, passando dos anteriores 255cv para uns mais simpáticos 265cv. A versão mais pontente, que designar-se-à Boxster S, contará com um motor um pouco mais “picante” e que também transita da geração anterior. Será o nosso conhecido boxer de 6 cilindros e 3.400cc, agora a debitar a simpática cifra de 315cv. A Porsche podia ter ido mais longe na evolução dos motores? Podia, mas aí começava a entrar no território do 911. E para competir pelas vendas já chega a competição externa, quanto mais ter um adversário dentro de casa não é?

Todos estes números traduzidos em prestações resultam em acelarações dos 0-100km/h em 5,7seg. e 5,0seg, dependendo da motorização. E consumos anunciados na ordem dos 7,7l/100km para o motor mais pequeno, e 8,0l/100km para o motor mais potente do Boxster S.

Quanto a equipamento, contém com aquilo que de melhor a Porsche tem para oferecer. A já conhecida e fantástica caixa de dupla embraiagem PDK, bem como todos os restantes sistemas já conhecidos da actual geração como é o caso das suspensão PASM, ou do pack Chrono-Plus. Destacamos um opcional que é um “oblige” para os amantes da condução “apressada”. Falamos do Porsche Torque Vectorial (PTV) que não é mais do que um diferencial autoblocante mecânico que promete elevar ainda mais a motricidade deste modelo.

Os preços definidos para Portugal são de 64 800 euros para o 2.7 e 82 700 euros para a versão S, isto sem qualquer opcional, claro. O início da sua comercialização está prevista para Abril.

Texto: Guilherme Ferreira da Costa