Notícias Tira teimas: qual a verdadeira potência do novo M5?

Tira teimas: qual a verdadeira potência do novo M5?

Sabemos que as marcas em alguns casos – não todas – gostam de fazer um pouco de “marketing criativo”. Entenda-se por “marketing criativo” exacerbar as qualidades e especificações dos seus produtos de modo a enaltece-lo. Como sabemos, um dos factores que mais influência a compra de carro em alguns mercados são os números da potência máxima, Portugal é um exemplo acabado disso mesmo. Pelo que é relativamente comum as marcas esticarem um pouco estes valores no sentido de atrair mais clientes ao produto.
Face aos números apresentados pela BMW para o seu mais recente M5, foi com expectativa a PP Perfomance, preparador independente de kits de potência, quis tirar as teimas aos números apresentados pela marca bávara e submeteu a super berlina a um teste de potência no seu banco de ensaio ( um MAHA LPS 3000 dyno).

Resultado? O M5 registou uns saudáveis 444 cavalos de potência à roda, valor que se traduz em 573,7 à cambota, ou seja mais 13cv do que aqueles que a BMW anuncia. Nada mau! O valor de binário também supera aquele que a marca divulga, 721Nm contra os conservadores 680Nm anunciados.
Para aqueles que estão menos habituados a conceitos como potência à roda ou à cambota, valerá a pena fazer uma breve explicação. A conceito de potência à cambota expressa a potência que o motor “entrega” efectivamente à transmissão. Enquanto que o conceito de potência à roda exprime o valor de potência que efectivamente chega ao asfalto por intermédio dos pneus. O diferencial de potência entre uma e outra equivale à potência dissipada ou perdida entre a cambota e as rodas, no caso do M5 são cerca de 130cv.
Só para que tenham uma melhor noção das perdas totais de um motor de combustão (perdas mecânicas, térmicas e por inércia) posso dar-vos o exemplo do Bugatti Veyron. O motor de 16 cilindros em W e 16.4 litros de capacidade debita desenvolve um total de 3200cv, dos quais apenas 1001cv chegam à transmissão. O resto dissipa-se através do calor e das inercias internas.