Revelado

Volkswagen Polo 2018. As primeiras imagens (e não só) da nova geração

Depois da atualização ao Golf e o lançamento do Arteon, chegou a vez de conhecermos o novo Volkswagen Polo, que chega agora à sua sexta geração.

Se incluirmos todas as gerações do Volkswagen Polo, este já vendeu mais de 16 milhões de unidades em todo o mundo. Foi, por isso, com uma enorme responsabilidade que Herbert Diess, presidente do conselho de administração da Volkswagen, apresentou em Berlim a sexta geração do Polo.

Em termos estilísticos, a palavra de ordem foi evolução e não revolução. A frente segue as últimas tendências na marca, com faróis mais esguios e uma integração mais fluída com a grelha de detalhes cromados. Nos flancos destaca-se um ombro mais pronunciado e uma linha de cintura mais vincada. E na traseira encontramos óticas de desenho mais trapezoidal. Mas acima de tudo, o novo Polo destaca-se pelas proporções, que se aproximam das do segmento acima, devido ao seu novo conjunto de dimensões (mais largo e ligeiramente mais baixo).

Fruto da plataforma MQB A0 da Volkswagen – estreada pelo novo SEAT Ibiza – e agora oferecido exclusivamente com cinco portas, pode dizer-se que o Polo cresceu em quase todos os sentidos. São 4 053 mm de comprimento, 1 751 mm de largura, 1 446 mm de altura e 2 564 mm de distância entre eixos. Graças a este aumento das dimensões gerais do carro, o espaço para o condutor e passageiros melhora significativamente, tal como a capacidade de bagageira – de 280 para 351 litros.

2017 Volkswagen Polo

No habitáculo, encontramos um compêndio tecnológico que só estava acessível anteriormente ao Golf e ao Passat. Além disso, o novo Polo é responsável por estrear a nova geração do Active Info Display, um painel de instrumentos 100% digital – inédito no segmento, segundo a Volkswagen. Ao lado, na consola central, encontramos um ecrã tátil que concentra em si as funcionalidades de navegação e entretenimento, disponível entre as 6.5 e 8.0 polegadas.

 

2017 Volkswagen Polo - interior
O acabamento envidraçado do ecrã tátil (tipo smartphone) mistura-se com o painel de intrumentos.

No que toca aos sistemas de assistência e segurança, o Active Cruise Control (com Stop&Go nas versões com caixa DSG), Deteção de Ângulo Morto com Alerta de tráfego traseiro e Park Assist estão disponíveis como opcionais.

O Polo vai estar equipado com o bloco 1.0 MPI, com 65 e 75 cavalos, o 1.0 TSI, com 95 e 115 cv, o novo 1.5 TSI com 150 cv (e sistema de desativação de cilindros), o 1.6 TDI de 80 e 95 cv e pela primeira vez o 1.0 TGI (gás natural), com 90 cv.

2017 Volkswagen Polo

No topo encontramos o Polo GTI. A Volkswagen não perdeu tempo e a versão mais potente e desportiva do Polo vai estar disponível logo no lançamento desta nova geração. O Polo GTI passa a recorrer ao 2.0 TSI com 200 cv de potência, que irá permitir acelerações dos 0-100 km/h em 6.7 segundos.

A nova geração do Volkswagen Polo chega aos mercados europeus ainda este ano, e deverá marcar presença no Salão de Frankfurt, em setembro.

Descobre se és um verdadeiro petrolhead e testa o teu conhecimento acerca do próximo artigo.

Sabes responder a esta?
Qual vai ser a potência do novo Volkswagen up! GTI?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Novo Volkswagen up! GTI revelado… mais ou menos

Pub