Notícias Jaguar XE SV Project 8. Medo dos alemães? Nenhum.

Revelado

Jaguar XE SV Project 8. Medo dos alemães? Nenhum.

O novo Jaguar XE SV Project 8 assume-se como o modelo de produção mais potente de sempre da marca britânica.

Quem se lembra do F-TYPE Project 7? Lançado em 2014, este desportivo de produção limitada (em baixo) foi o primeiro modelo da Collector’s Edition da Jaguar Land Rover SVO, a divisão de personalização da marca britânica.

Três anos depois, a SVO está pronta para apresentar um novo modelo. Chama-se Jaguar XE SV Project 8 e é o Jaguar mais potente de sempre, e também dos mais exclusivos – será limitado às 300 unidades.

No coração do XE SV Project 8 mora o motor 5.0 V8 sobrealimentado no seu nível de potência mais elevado – 600 cv. Este motor, acoplado a uma transmissão Quickshift de oito velocidades, oferece prestações de cortar a respiração: dos 0-100 km/h em apenas 3.3 segundos e uma velocidade máxima superior a 320 km/h.

Além de um sistema de escape em titânio, uma suspensão ajustável que o aproxima 15mm do solo e um sistema de travagem com tecnologia oriunda da Fórmula 1, outro dos trunfos do Jaguar XE SV Project 8 é a aerodinâmica, como se pode ver pelo aspeto exterior.

Aos painéis em alumínio do XE, a SVO acrescentou um conjunto de apêndices aerodinâmicos em fibra de carbono, entre os quais um splitter dianteiro, difusor e asa traseira ajustável. Se a isto juntarmos as jantes de liga leve de 20 polegadas, o Project 8 é a berlina V8 mais leve da família Jaguar.

Jaguar XE SV Project 8
Além do nível base Performance, o Jaguar XE SV Project 8 vai estar disponível no nível Track Pack, com baquets em fibra de carbono e cintos de segurança de quatro pontos.

Com o Track Mode ativado, o Jaguar XE SV Project 8 adapta a direção, suspensão e resposta do acelerador à condução em circuito. Durante o desenvolvimento do Project 8, o rigoroso programa de testes dinâmicos em pista teve lugar no Nürburgring Nordschleife.

O Jaguar XE SV Project 8 vai estrear-se na famosa rampa do Festival de Goodwood esta sexta-feira. A produção no centro técnico da SVO estará limitada às 300 unidades, com data de lançamento ainda por revelar.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do novo motor de quatro cilindros do Jaguar F-TYPE?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jaguar F-TYPE ganha um novo motor de quatro cilindros
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Jaguar F-TYPE ganha um novo motor de quatro cilindros