Clássicos Jacky Ickx. O homem que acabou com as «correrias» em Le Mans

24 Horas de Le Mans

Jacky Ickx. O homem que acabou com as «correrias» em Le Mans

Estávamos na 24 Horas de Le Mans em 1969. Ao sinal de partida, todos os pilotos começaram a correr para os seus carros menos um… Jacky Ickx.

Jackie Ickx, Le Mans 1969

“Partida, largada, fugida” lembram-se? Era assim que começavam as corridas nos tempos da escola. Nas 24 Horas de Le Mans, até à edição de 1969, não era muito diferente.

Os pilotos corriam desenfreadamente para os carros como as crianças no recreio. Mas houve um piloto que ousou desafiar essa regra.

Em 1969, mais de 400 mil pessoas assistiam ao arranque das 24 Horas de Le Mans. Ao sinal de partida, todos os pilotos começaram a correr para os seus carros menos um… Jacky Ickx.

Ir a andar calmamente para o seu Ford GT40 enquanto os outros pilotos corriam, foi a forma que Jacky Ickx, também conhecido por “Monsieur Le Mans”, encontrou para protestar contra aquele tipo de partida.

Não era seguro. Para poupar alguns segundos, os pilotos chegavam a arrancar sem colocar convenientemente o cinto.

Foi precisamente nestas circunstâncias que Willy Mairesse, compatriota de Jacky Ickx, ficou gravemente ferido na edição anterior das 24 Horas de Le Mans. As sequelas daquele acidente levaram o malogrado piloto belga a suicidar-se, perante a impossibilidade de voltar às corridas.

Partida para as 24 Horas de Le Mans, 1969

Devido à sua caminhada de protesto, Jacky Ickx foi o último a arrancar. E numa daquelas tristes coincidências, ainda durante o primeiro turno das 24 Horas de Le Mans, este tipo de arranque reclamou mais uma vida num acidente.

As lesões sofridas pelo piloto John Woolfe aos comandos de um Porsche 917 foram fatais. Lesões essas que podiam ter sido eventualmente evitadas se Woolfe tivesse colocado o cinto de segurança.

Dupla vitória

Apesar de ter descido para o último lugar no início da corrida, Jacky Ickx acabaria por vencer as 24 Horas de Le Mans em conjunto com Jackie Oliver, ao volante de um Ford GT40.

Foi uma das vitórias mais disputadas da história das 24 Horas de Le Mans. A margem de Ickx e Oliver para Hans Herrmann e Gérard Larrousse (Porsche 908), que seguiam em segundo lugar, foi de apenas alguns segundos ao fim de 24 horas!

Fim das 24 horas le mans 1969
24 horas depois, a diferença entre 1.º e 2.º lugar era esta.

A vitória de Jacky Ickx em 1969 foi apenas a primeira de muitas (num total de seis vitórias) nesta mítica prova de resistência. 

Outra vitória de Ickx, não menos importante, foi o fim da partida em corrida. O seu protesto sui generis e as evidentes falhas de segurança ditaram o fim deste tipo de partida no desporto automóvel. Até hoje.

Duas vezes campeão do mundo de resistência, duas vezes vice-campeão do mundo de Fórmula 1 e vencedor do Dakar, Jacky Ickx é uma verdadeira lenda vida do desporto automóvel. Um senhor dentro e fora das pistas.

Sabe esta resposta?
Qual o carro que atingiu a velocidade mais elevada das 24 Horas de Le Mans?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

WM P88 Peugeot. O «rei da velocidade» nas 24 Horas de Le Mans