Clássicos Type R. A história da linhagem mais desejada da Honda

Glórias do Passado

Type R. A história da linhagem mais desejada da Honda

Mais de um quarto de século depois sobre o primeiríssimo Honda Type R, o conceito original permanece o mesmo: minimizar o peso e maximizar a potência, capacidade de resposta e dinâmica.

Honda NSX-R

Type R é uma das designações que mais paixões desperta nos amantes de automóveis desportivos, que surgiu pela primeira vez na Honda em 1992, com a estreia do NSX Type R (NA1), chamado de NSX-R no Japão.

O objetivo da marca nipónica era desenvolver um modelo rápido e eficaz em pista — na altura equipado com um motor V6 de 3.0 l e 280 cv —, mas sem prejuízo do prazer de condução em estrada.

O programa de redução de peso resultou numa perda de cerca de 120 kg em relação ao NSX «normal», e trouxe novos bancos Recaro de materiais mais leves, em vez dos bancos de couro eletricamente ajustáveis.

TÊM DE VER: Honda Civic Type R EK9 vs FK8. ENCONTRO DE GERAÇÕES

Pela primeira vez, os estofos vermelhos e a cor branca de competição foram introduzidos num modelo de produção da Honda. Uma combinação de cores que prestava tributo à herança da Honda da Fórmula 1, refletindo o colorido dos monolugares RA271 — o primeiro automóvel japonês a correr pela na Fórmula 1 — e RA272, que foi o primeiro a vencer o Grande Prémio do Japão.

Ambos foram pintados de branco, com uma “marca de sol” vermelha — inspirada na bandeira oficial do Japão — e estabeleceram o tema que viria a marcar todas os futuros Type R.

Em 1995, a Honda apresentou a primeira geração do Integra Type R, oficialmente disponível apenas para o mercado japonês.

O motor 1.8 VTEC de quatro cilindros e 200 cv de potência só parava nas 8000 rpm, e foi responsável por introduzir o nome Type R a um público muito mais vasto. Era mais leve do que o Integra de série, mas mantinha a sua rigidez e apresentava uma caixa manual de cinco velocidades e uma suspensão e travões otimizados.

Dois anos mais tarde, seguiu-se o primeiro Civic Type R, produzido apenas no Japão. O Civic Type R (EK9) estava equipado com o já lendário B16 (o primeiro VTEC), mais precisamente o B16B que, com apenas 1,6 l de capacidade e naturalmente aspirado entregava 185 cv de potência a umas maníacas 8200 rpm, perfazendo 115 cv/l.

O Type R apresentava um chassis mais resistente, uma suspensão dianteira e traseira de duplos triângulos sobrepostos, travões melhorados e um diferencial mecânico (LSD) helicoidal.

Em 1998, o Integra Type R foi apresentado no mercado europeu pela primeira vez. No mesmo ano conhecíamos o primeiro Type R com mais de três portas, o Accord Type R:

A passagem para o século XXI assistiu à estreia da segunda geração do Integra Type R (para o mercado japonês) e ao lançamento da segunda geração do Civic Type R (EP3) — pela primeira vez um Type R era construído na Europa, na Honda of the UK Manufacturing, em Swindon, Reino Unido.

Em 2002, conhecemos a segunda geração do NSX-R, que dava continuidade à filosofia inspirada na competição. A fibra de carbono foi um material amplamente usado para ajudar a reduzir o peso, inclusive no spoiler traseiro de grandes proporções e no capô ventilado. O NSX Type R continua a ser um dos modelos mais raros da linhagem Type R.

Honda NSX-R
Honda NSX-R.

 

A terceira geração do Civic Type R foi lançada em março de 2007. No mercado japonês tratava-se de um sedan (FD2) de quatro portas com motor 2.0 VTEC de 225 cv e vinha equipado com uma suspensão traseira independente — sabemos que há pelo menos um Civic Type R (FD2) em Portugal.

Já o Type R “europeu” (FN2) baseava-se no hatchback de três e cinco portas, recorria ao mesmo 2.0 VTEC do antecessor, mas com mais 1 cv de potência — 201 cv no total —, mas o «crime» foi prescindir da suspensão traseira independente recorrendo a uma muito mais simples (e barata) barra de torção — ainda hoje é o Type R menos amado…

A quarta geração (FK2) do Civic Type R foi lançada em 2015 com um conjunto de novidades técnicas, mas o ponto central foi o novo 2.0 VTEC Turbo — o primeiro turbo num Type R. Aparência radical, 310 cv de potência e o primeiro e importante passo para restaurar a credibilidade do Civic Type R.

Quando o seu sucessor, o FK8, foi revelado em 2017 no Salão de Genebra, com uma evolução do mesmo 2.0 VTEC Turbo, agora com 320, estabeleceu-se como a referência da sua classe, estatuto que permanece até hoje. O Civic Type R FK8 seria também o primeiro Type R verdadeiramente global, chegando pela primeira vez aos EUA.

A linhagem Type R ainda não terminou…