Notícias Novo Volkswagen up! GTI revelado… mais ou menos

Antevisão

Novo Volkswagen up! GTI revelado… mais ou menos

O novo elemento da família GTI da Volkswagen só vai chegar aos mercados europeus no início do próximo ano.

Volkswagen Up GTI

O Festival de Wörthersee, na Áustria, não só acolhe anualmente algumas das modificações mais extremas a modelos Volkswagen como tem sido o palco para a apresentação de modelos inéditos – como foi o caso do Volkswagen Golf GTI Clubsport S no ano passado.

Este ano, a novidade é outra: o Volkswagen up! GTI Concept. Sim, trata-se de um protótipo, mas segundo a marca de Wolfsburgo está bem próximo da versão de produção, que só vai ser lançada no início de 2018.

Um tributo ao GTI original

41 anos depois do lançamento do Golf GTI Mk1, a Volkswagen quis prestar um tributo ao «pai dos hatchbacks desportivos» e juntou os dois modelos em pista:

Mas a homenagem não passou apenas por este vídeo promocional. Tal como o Golf GTI Mk1, o objetivo foi fazer do Volkswagen up! GTI um modelo compacto, com um bom índice de peso-potência e com um estilo desportivo – ambos partilham, por exemplo, as faixas vermelhas na grelha dianteira e as capas dos bancos.

VEJAM TAMBÉM: Volkswagen Scirocco. Toda a história da «rajada de vento» de Wolfsburgo

Já em termos de performance, o novo Volkswagen up! GTI bate o Golf GTI Mk1 aos pontos. Com 997 kg de peso e um bloco tricilíndrico 1.0 TSI de 115 cv, o citadino é capaz de acelerar dos 0-100 km/h em 8.8 segundos e chegar aos 197 km/h de velocidade máxima. Em comparação, o Golf GTI Mk1 (810 kg e 110 cv) demorava 9.0 segundos dos 0 aos 100 km/h e atingia os 182 km/h.

Em relação ao atual Volkswagen up! de série, o novo up! GTI acrescenta as faixas laterais e capas dos espelhos em preto, novas jantes de 17 polegadas e uma suspensão que reduz a distancia ao solo em 15 mm.

O Volkswagen up! GTI Concept será o grande destaque do festival de Wörthersee, que decorre entre 24 e 27 de maio na Alemanha.

Sabe esta resposta?
Onde é que vai ser fabricado o novo Volkswagen T-Roc?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen T-Roc. O SUV «made in Portugal» em 5 pontos essenciais