Notícias Automobile Barcelona. O SEAT 600 está de volta!

Automobile Barcelona. O SEAT 600 está de volta!

O Salão Automobile Barcelona 2017 prepara-se para receber, entre outros, o concept car 600 BMS, uma homenagem ao SEAT 600 original.

O icónico SEAT 600 comemora em 2017 o seu 60º aniversário, uma data que não poderia passar em branco. Como tal, a marca espanhola vai aproveitar o salão «da casa» – Automobile Barcelona 2017 – para apresentar o seu mais recente protótipo, o SEAT 600 BMS (em cima).

Mais do que um exercício de estilo, trata-se de um tributo ao modelo original (em baixo), inspirando-se no SEAT 600D com teto retrátil. Tal como a primeira geração, o 600 BMS tem portas de abertura invertida e mantém o teto de lona retrátil.

O visual vintage da carroçaria é reforçado pelo cinzento metallic Twist, com decalques em tons de laranja. Até o emblema “600” evoluiu, apresentando uma interpretação mais contemporânea. O 600 BMS mantém as rodas e os travões originais, e no interior recebeu estofos em pele com costuras cor-de-laranja e detalhes laterais também em pele.

Seat 600D

O SEAT 600 é um dos modelos mais importantes na história da marca. Lançado em 1957, este foi apenas o segundo modelo de produção da SEAT. E tal como grande parte dos modelos produzidos até 1982 foi desenvolvido sob alçada da Fiat.

ANTEVISÃO: Mallorca? Vigo? Formentor? Como se vai chamar o novo SUV da SEAT?

Além de ser um modelo compacto, minimalista e utilitário, o SEAT 600 tinha um preço bastante acessível (65 mil pesetas), fator que contribuiu para a sua popularidade. De facto, o sucesso foi tal que há quem diga que o Seat 600 foi determinante no processo de recuperação da economia espanhola (“el milagro español”). Isidre Lopez Badenas, responsável pela SEAT Historical Cars, apelidou-o de “o Carocha dos espanhóis”…

O 600 BMS vai estar acompanhado no stand da marca por alguns dos novos modelos da gama SEAT: Ateca FR, que fará a sua estreia internacional, e os novos Ibiza e Leon Cupra. O Automobile Barcelona 2017 decorre entre 11 e 21 de maio.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter