Notícias Rolls-Royce Sweptail. O carro mais caro de sempre não está à venda

Apresentação

Rolls-Royce Sweptail. O carro mais caro de sempre não está à venda

Rolls-Royce Sweptail é o concretizar de um sonho de um cliente da marca britânica. Um sonho que se vai pagar caro: mais propriamente 11.5 milhões de euros.

Rolls-Royce Sweptail

Mesmo para uma marca conceituada e com o historial da Rolls-Royce, por vezes torna-se difícil satisfazer os necessidades dos connoisseurs e clientes mais exigentes.

Em 2013, um cliente próximo da marca – que prefere permanecer anónimo – encomendou um projeto para um coupé de dois lugares e mais de 6 metros de comprimento, baseado no Phantom VII Coupé. Durante quatro anos, a Rolls-Royce trabalhou neste modelo exclusivo, e apresentou-o pela primeira vez no Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, este fim-de-semana.

Rolls-Royce Sweptail
Rolls-Royce Sweptail

Alta costura britânica

Para o design, a Rolls-Royce foi «roubar» inspiração aos seus modelos dos anos 30 e 40, a pedido do próprio cliente. À frente, encontramos uma grelha em alumínio polida à mão e de maiores proporções – a maior de sempre num Rolls-Royce.

Outra das exigências foi o teto panorâmico em forma de V, que permite a entrada de luz natural no habitáculo.

Por dentro, todo o luxo e exclusividade que podem imaginar num Rolls-Royce, com materiais escolhidos a dedo. No lugar dos bancos traseiros temos um compartimento personalizado que inclui um mini frigorífico. Vai uma taça de champanhe?

"O Sweptail é o equivalente automóvel à alta costura. É um Rolls-Royce desenhado e costurado à mão para servir um único cliente".

Giles Taylor, diretor do departamento de design da Rolls-Royce

De resto, o Rolls-Royce Sweptail preserva a mecânica 6.75 litros V12 com uma caixa automática de 8 velocidades do atual Phantom VII. Na próxima geração, o modelo britânico terá um design atualizado e uma arquitectura totalmente nova.

Rolls-Royce Sweptail
Rolls-Royce Sweptail
VEJAM TAMBÉM Rolls-Royce: sabias que é impossível roubar a “Spirit of Ecstasy”?

De acordo com a marca, à partida este projeto one-off não tinha um preço fixo. Só mais tarde é que a empresa e o cliente fizeram um acordo de cavalheiros (like a sir…) e terão chegado ao valor de 10 milhões de libras, cerca de 11.5 milhões de euros. Parece justo?

De acordo com Torsten Müller-Otvös, o CEO da marca britânica, este valor torna o Rolls-Royce Sweptail no modelo de produção mais caro de sempre.

Rolls-Royce Sweptail
Rolls-Royce Sweptail