Notícias O Peugeot 308 foi renovado. Estes são os 3 pontos a reter sobre o novo leão.

Apresentação

O Peugeot 308 foi renovado. Estes são os 3 pontos a reter sobre o novo leão.

Numa altura em que a Peugeot procura um posicionamento mais premium, a chegada do renovado Peugeot 308 vem mesmo a calhar. Conhece aqui as novidades.

Foi já em 2007 que conhecemos pela primeira vez o Peugeot 308, o substituto do 307 na gama Peugeot. Uma década volvida e na sua segunda geração, chegou a vez da marca francesa atualizar o modelo, um dos primeiros a usufruir da plataforma modular EMP2 do Grupo PSA, reforçando a sua oferta no segmento C.

Sendo o bestseller da Peugeot, o novo 308 repete a receita do seu antecessor, mas com três grandes novidades que o colocam na luta pela liderança do segmento. Mas vamos por partes.

Estilo renovado

Para já, as imagens reveladas pela marca mostram-nos apenas um pouco do perfil e principalmente a secção dianteira do Peugeot 308. E é precisamente aí que residem as principais novidades a nível estético.

Peugeot 308 SW

As diferenças face ao modelo anterior são visíveis essencialmente nos grupos óticos com luzes LED, que vão roubar inspiração aos recentes Peugeot 3008 e 5008. A grelha cromada prescinde das faixas horizontais e passa a ser preenchida por pequenos segmentos, também horizontais, cromados. Em baixo, os novos para choques ganham modelação mais expressiva, conferindo ao Peugeot 308 um aspeto um pouco mais musculado.

Mais atrás, a Peugeot garante ter mantido as luzes LED opalescentes divididas em três “garras”, identificáveis de dia e de noite, que fazem parte da assinatura de design da marca.

Todas estas novidades estendem-se, naturalmente, também à variante carrinha e a todos os níveis de equipamento: Access, Active, Allure, GT Line, GT e GTi.

Sistemas de assistência e conectividade

O interior continua a ser definido pelo i-Cockpit. Este sistema, que faz uso de um ecrã tátil no centro do painel de bordo, é responsável por transportar o condutor para um ambiente mais high tech, e é compatível com os sistemas de conectividade Mirrorlink, Android Auto e Apple Carplay e de navegação TomTom Traffic.

Peugeot 308

O Peugeot 308 é também o primeiro modelo do Grupo PSA com um sistema de cruise control com uma função de paragem (transmissão automática) e uma função de 30 km/h com caixa manual. Já a função Park Assist utiliza uma câmara traseira de 180º para medir os espaço de estacionamento e efetuar a manobra.

 

Motor 1.2 PureTech a gasolina com filtro de partículas

Antecipando os novos regulamentos de emissões, o Peugeot 308 vai estar disponível com um leque de motores Diesel e a gasolina, com o mesmo objetivo de sempre: maximizar a performance e minimizar os consumos e as emissões.

Destaca-se, a gasolina, o bloco tricilíndrico 1.2 PureTech com 130 cv, que passa a vir com um filtro de partículas de regeneração passiva e uma caixa manual de seis velocidades. Segundo a Peugeot, esta novidade ajudam a tornar o motor mais eficiente.

Do lado da oferta Diesel, destaca-se um novo propulsor BlueHDi de 130 cv, que antecipa a entrada da exigente norma Euro 6c e dos novos ciclos WLTP e RDE. O 2.o litros BlueHDi de 180 cv, equipa, como hoje, o Peugeot 308 GT. Novidade é este motor casar com uma nova transmissão automática EAT8 (desenvolvida pela Aisin), de oito velocidades.

O Peugeot 308 será produzido na fábrica da marca em Sochaux. A Peugeot ainda não revelou a data de lançamento para o mercado nacional.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter