Notícias Quantos milhões já rendeu o Rally de Portugal?

Mercado

Quantos milhões já rendeu o Rally de Portugal?

Num momento em que o Rally de Portugal celebra 50 anos, fazemos contas ao seu contributo na economia nacional desde 2007.

Desde 2007, ano em que o Rally de Portugal voltou a fazer parte do calendário oficial do Mundial de Ralis, que a prova portuguesa tem recebido anualmente os maiores nomes da modalidade, e com eles, centenas de milhares de turistas e adeptos do WRC.

Só no ano passado, o estudo de impacto económico do WRC Vodafone Rally de Portugal revelou um retorno total de 129,3 milhões de euros, uma pequena parcela do contributo global que a competição tem dado desde 2007 para a economia nacional: 898,9 milhões de euros. De acordo com este relatório, nenhum outro evento (desportivo ou turístico) organizado anualmente em território nacional consegue este impacto económico.

RELACIONADO: Raio X. Qual destas máquinas vai vencer o Rally de Portugal?

Mais de metade do valor registado no ano passado foi despesa direta total na economia do turismo no Norte de Portugal, assegurada por adeptos e equipas: 67,6 milhões de euros, mais 2,4 milhões de euros face à edição anterior.

Num valor próximo de 1 milhão de assistências, foi possível estimar que residentes e turistas com despesas afetas ao Rally de Portugal 2016 proporcionaram ao Estado Português uma receita fiscal bruta de superior a 24 milhões de euros (IVA e ISP). A nível local, os 13 municípios envolvidos na organização garantiram no conjunto um impacto agregado na ordem dos 49,2 milhões de euros.

O retorno económico da prova através dos Media foi igualmente elevado, com um impacto adicional indireto de 61,7milhões de euros. Os principais mercados internacionais atingidos foram França, Espanha, Polónia, Finlândia e Itália.

Fonte: ACP/Rally de Portugal