Notícias Citroën Type H e Jumpy. O passado e o presente da marca francesa

Citroën Type H e Jumpy. O passado e o presente da marca francesa

A Citroën e a Le Coq Sportif juntaram-se para celebrar o 70º aniversário do Type H. Um projeto que teve como convidado especial o comercial Jumpy.

A Citroën escolheu o Salão de Veículos Comerciais de Birmingham, em Inglaterra, para fazer a estreia mundial de um par de modelos únicos: um baseado no icónico Type H e outro no mais recente Jumpy. O projeto resulta de uma colaboração entre o construtor francês e a Le Coq Sportif, para comemorar o 70º aniversário do comercial Type H.

Separados por 70 anos, os dois modelos fazem a ponte entre o passado e o presente da Citroën no segmento dos veículos comerciais ligeiros. Como podem ver pelas imagens, ambos foram transformados para poderem servir de oficina móvel de manutenção de bicicletas, podendo ser transformados em lojas de vestuário desportivo.

APRESENTAÇÃO: Novo Citroën C5 Aircross revelado

O Type H e o Jumpy foram sujeitos a um extenso trabalho de personalização interior e exterior. Por fora, os dois modelos ostentam as cores da bandeira francesa e da Le Coq Sportif, bem como o logótipo da marca em cada um dos lados.

Type H

No interior, o Type H recorre a um revestimento em madeiras de cor clara, na zona de oficina, e couro natural nos bancos, enquanto que o Jumpy assume os tons mais escuros, que contrastam com os bancos em couro branco com pespontos em vermelho, branco e azul. Se no caso do Type H o objetivo foi evocar a autenticidade e nostalgia, no Jumpy o desafio foi manter a simplicidade e as linhas modernas. Sem descurar, claro, a funcionalidade.

GLÓRIAS DO PASSADO: Como transformar o Citroën Jumper no icónico «Type H»

O vídeo em baixo foi rodado nos velódromos de CREPS (Bourges) e de Raymon Poulidor (perto de Limoges), bem como na fábrica da Le Coq Sportif em Romilly-Sur-Seine, berço da marca há mais de 130 anos:

Após a apresentação no Salão de Veículos Comerciais de Birmingham, as duas carrinhas serão utilizadas nos eventos de comunicação da Le Coq Sportif.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter