E se pudéssemos carregar a bateria do carro em apenas 5 minutos?

Elétricos

E se pudéssemos carregar a bateria do carro em apenas 5 minutos?

Carregar a bateria de um carro elétrico em pouco mais tempo do que demora a encher o depósito: é esta a proposta inovadora da StoreDot.

Veículo Elétrico Carregamento 2018

Quando falamos em veículos elétricos, um dos trunfos habituais das marcas passa pela autonomia – que chega já aos 300 km em alguns utilitários e pequenos familiares -, mas nem sempre pelo tempo de carregamento completo das baterias, que em alguns casos chega a ultrapassar as 24 horas  num tomada convencional.

E é precisamente aí que a StoreDot quer fazer a diferença. A empresa israelita levou até à feira tecnológica CUBE, em Berlim, uma solução revolucionária e que dá pelo nome de FlashBattery. O nome diz tudo: o objetivo é criar uma bateria capaz de ser carregada de forma quase instantânea.

A NÃO PERDER: Investigadora portuguesa pode ter descoberto a bateria do futuro

Sem querer revelar muitos pormenores acerca desta tecnologia, a StoreDot explica que a FlashBattery usa uma “combinação de camadas de nanomateriais e compostos orgânicos”, e que ao contrário das baterias de iões de lítio tradicionais não contém grafite, um material que não permite o carregamento rápido.

Como se pode ver no vídeo acima, a FlashBattery consiste em vários cartuchos que compõem um módulo. Os módulos são depois combinados para criar o pack de baterias. Quanto à autonomia, a StoreDot promete 482 km num único carregamento.

“A tecnologia disponível atualmente obriga a longos períodos de carregamento que torna as formas de transporte 100% elétricas desadequadas para o grande público. Estamos a explorar algumas soluções com os nossos parceiros estratégicos na indústria automóvel para nos ajudarem a arrancar com a produção no continente asiático e conseguir grandes volumes de produção o mais rápido possível”.

Doron Myersdorf, CEO da  StoreDot

Esta tecnologia está em fase avançada de desenvolvimento, sendo que o plano é introduzir a FlashBattery num modelo de produção daqui a três anos. Além dos automóveis poderá também vir a ser usada em telemóveis, computadores e outros aparelhos.

Sabe esta resposta?
Qual é a autonomia anunciada do novo Renault Zoe Z.E. 40?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Zoe Z.E. 40: o elétrico para todos os dias?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Renault Zoe Z.E. 40: o elétrico para todos os dias?