Notícias Um simples toque… e os vidros escurecem automaticamente

Um simples toque… e os vidros escurecem automaticamente

Há muito que os vidros sensíveis ao toque estão a ser testados na indústria automóvel, como é o caso da SsangYong e da Jaguar. Mas a Faraday Future prepara-se para ir mais além e implementar uma tecnologia de escurecimento inteligente.

Ao longo do último ano, muito se tem falado sobre a Faraday Future, mas nem sempre pelos melhores motivos. Desde os planos ambiciosos para construir uma hiperfábrica – que terão saído furados… – aos supostos fundos de investimento de proveniência duvidosa, a recém criada marca americana não tem tido um início fácil.

faraday future vidros

Polémicas à parte, a marca sediada na Califórnia apresentou já este ano, no CES em Las Vegas, o seu primeiro modelo de produção: o Faraday Future FF91. Mais do que as linhas arrojadas e o aspeto futurista, é o pacote tecnológico que surpreende. Senão vejamos: três motores elétricos com mais de 1000 cv de potência total, mais de 700 km de autonomia, tecnologias de condução autónoma e uma performance dos 0 aos 100 km/h que não ficará a dever nada a muitos superdesportivos.

VEJAM TAMBÉM: Volkswagen Golf. As principais novidades da geração 7.5

Além disso, este futuro rival da Tesla está a trabalhar numa tecnologia inovadora que será implementada no FF 91. Com um simples toque nos vidros, o Eclipse Mode permite escurecer os vidros laterais, traseiro e do teto panorâmico (estilo vidro fumados), para garantir uma maior privacidade no habitáculo.

Isto só é possível graças à tecnologia PDLC (Polymer Dispersed Liquid Crystal), uma espécie de vidro inteligente que se aproveita da tensão elétrica, luz ou calor para regular a quantidade de luz que atravessa o vidro. Uma tecnologia que já conhecíamos dos tetos dos roadsters da Mercedes-Benz – SL e SLK/SLC -, denominada de Magic Sky Control, com a diferença de que o controlo do nível de escurecimento é efetuado através de um botão.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter