Estes foram os principais destaques do Salão de Xangai 2017

De dois em dois anos, o Salão de Xangai serve de palco para a apresentação de algumas novidades das principais marcas a nível mundial. A edição de 2017 não foi diferente.

Este mês ficou marcado por um dos salões internacionais que mais está a crescer ano após ano. Falamos do Salão de Xangai, o principal salão automóvel chinês. Um crescimento que não será alheio ao facto da China ser um dos maiores mercados das principais marcas mundiais.

RECORDAR É VIVER: As cópias a modelos europeus e americanos no Salão de Xangai 2015

Dos concepts mais futuristas aos modelos de produção mais convencionais, sem esquecer, naturalmente, a ofensiva elétrica, estas foram as principais estreias no certame chinês.

Audi e-tron Sportback Concept

2017 Audi e-tron Sportback Concept

Mais um capítulo da ofensiva elétrica da «marca dos anéis», que vai dar origem a um modelo de produção já em 2018, o SUV elétrico Audi e-tron. Quanto a este e-tron Sportback Concept, mais desportivo, a respetiva versão de produção será lançada só no ano seguinte. Sabe mais aqui.

BMW M4 CS

2017 BMW M4 CS

Depois das patentes registadas no ano passado, a BMW desfez todas as dúvidas e apresentou a edição limitada M4 CS. O upgrade de potência ao motor twin-turbo 3.0 litros de 6 cilindros em linha, agora com 460 cv, permite baixar da barreira dos quatro segundos no tradicional sprint até aos 100 km/h. Sabe mais aqui.

Citroën C5 Aircross

2017 Citroën C5 Aircross

No Salão de Xangai foi finalmente apresentado o novo SUV da Citroën, a resposta francesa no segmento com maior crescimento dos últimos anos. Em termos estéticos, a musa inspiradora foi o C-Aircross Concept apresentado em 2015. O C5 Aircross destaca-se também por ser o primeiro híbrido plug-in da Citroën. Sabe mais aqui.

Jeep Yuntu

2017 Jeep Yuntu

O objetivo foi misturar as tradicionais linhas Jeep com um aspeto mais trendy e futurista, e o resultado dá pelo nome Yuntu, “nuvem” em mandarim. E desenganem-se os mais céticos: o protótipo Yungu é mais do que um simples exercício de design. O maior e mais recente SUV da Jeep, com três filas de bancos, deverá mesmo chegar às linhas de produção, mas a concretizar-se será limitado ao mercado chinês.

Mercedes-Benz Classe S/ Classe A Concept

Foi com os olhos postos não só no futuro mas também no presente que a Mercedes-Benz se apresentou no Salão de Xangai 2017. A «marca da estrela« aproveitou o certame para dar a conhecer o renovado Classe S, o porta-estandarte da marca, mas também o Classe A Concept, que antecipa os traços estilísticos da futura gama Classe A. Sabe mais aqui e aqui.

Model K-EV

2017 Qoros Model K-EV

Não é a primeira experiência da Qoros com veículos elétricos, mas desta vez a marca sediada na China juntou-se à Koenigsegg. A marca sueca entra no projeto como parceiro tecnológico e ficou com a responsabilidade de desenvolver o grupo motriz 100% elétrico desta «superberlina». Sabe mais aqui.

Pininfarina K550/K750

Prometido é devido. Depois do H600 no Salão de Genebra, a casa de design italiana, em parceria com a Hybrid Kinetic Group, brindou-nos com mais dois protótipos. Desta vez, dois SUV, bastante mais versáteis e familiares, com o mesmo conceito estético e uma mecânica elétrica, com uma micro turbina a servir de extensor de autonomia. Será que vão chegar às linhas de produção? Sabe mais aqui.

Skoda Vision E

2017 Skoda Vision E

O Vision E antecipa o primeiro Skoda 100% elétrico. A julgar pelas especificações – 305 cv de potência máxima – do modelo apresentado no Salão de Xangai, a versão de produção poderá ser também o mais potente de sempre da marca checa. Sabe mais aqui.

Volkswagen I.D. Crozz

2017 Volkswagen I.D. Crozz

Espaçoso, flexível, dinâmico e altamente tecnológico. É assim que a Volkswagen descreve o I.D. Crozz, o terceiro elemento de uma linhagem de modelos 100% elétricos. Esta gama, da qual já fazem parte o I.D. e o I.D. Buzz, antecipam o futuro leque de veículos autónomos e mais «amigos do ambiente» da marca alemã. Sabe mais aqui.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter

Pub