Pininfarina apresenta mais dois modelos no Salão de Xangai

Pininfarina apresenta mais dois modelos no Salão de Xangai

HKG Pininfarina - H600, K550, K750

A Pininfarina e o Hybrid Kinetic Group juntaram-se para apresentar mais dois protótipos, desta vez no Salão de Xangai.

Primeiro foi o protótipo H600 (em baixo), apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra. Depois, a confirmação: o H600 vai mesmo dar origem a um modelo de produção, de aspeto bastante semelhante ao modelo que pudemos ver no certame helvético.

HKG H600 Pininfarina

Agora, sabe-se que o evento do mês passado foi apenas a ponta do icebergue. A casa de design italiana acaba de apresentar no Salão de Xangai – em conjunto com o grupo chinês Hybrid Kinetic Group – dois novos concepts: K550 e K750.

GLÓRIAS DO PASSADO: Dez «não Ferrari» desenhados pela Pininfarina

O primeiro (à esquerda) é um crossover de cinco lugares, enquanto que o segundo (à direita) é um SUV de maiores dimensões, que permite acomodar 7 ocupantes. Esteticamente, ambos derivam da linguagem de design adotada no H600. Facilmente vísível, sobretudo, no conjunto óticas-grelha.

Luz verde para produzir?

Para já, a resposta é sim. Embora as especificações ainda não sejam conhecidas, a Pininfarina garante que – tal como o H600 – estes dois modelos vão recorrer a um conjunto de propulsores elétricos com extensor de autonomia (uma micro-turbina), que segundo a marca irá permitir percorrer até 1000 km (ciclo NEDC) num único carregamento.

A parceria entre a Pininfarina e o Hybrid Kinetic Group, anunciada há pouco mais de um mês, culminou num investimento de 63 milhões de euros, e terá a duração de três anos. Carter Yeung, membro do conselho de administração do grupo sediado em Hong Kong, afirma que o objetivo é de produzir mais de 200 mil veículos por ano daqui a uma década.

A Pininfarina vai estar envolvida não só no styling mas em todos os aspeto da produção desta gama de modelos elétricos. Tendo em conta que o H600 só irá chegar às linhas de produção em 2020 (na melhor das hipóteses…), o K550 e o K750 ainda vão ter de esperar.

Dito isto, para quando o desportivo 100% elétrico prometido no ano passado? Continuamos à espera, Pininfarina…

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter