Atravessar a Antártida ao volante de um Hyundai Santa Fe

Atravessar a Antártida ao volante de um Hyundai Santa Fe

Esta foi a primeira equipa a atravessar a Antártida num veículo de passageiros. Conhece a aventura de Patrick Bergel companhia.

Em dezembro de 2016 o britânico Patrick Bergel resolveu fazer o impensável: atravessar a Antártida de carro.

O objetivo era celebrar o centenário da aventura do seu bisavô Ernest Shackleton, um famoso explorador que no final de 1916 teve de ser resgatado enquanto tentava atravessar o continente no pólo sul. A aventura foi na altura batizada de «expedição transantártida imperial».

A viagem de Patrick Bergel começou no Union Glacier Camp, perto da costa sul-americana, e só terminou na estação de McMurdo, já em território neozelandês. Tudo isto durou 30 dias e ao todo foram percorridos 5 800 km, com temperaturas negativas e nas condições mais adversas.

Este Hyundai Santa Fe não é como os outros

Esta viagem, apoiada pela Hyundai, foi feita ao volante de um Santa Fe. O modelo em questão foi modificado por Gísli Jónsson, membro da Arctic Trucks e desta equipa de expedição.

O motor de série 2.2 CRDI, com 200 cv de potência e 440 Nm de binário, foi preparado para poder funcionar com combustível de jato. O Santa Fe recebeu ainda um depósito de combustível de 250 litros, uma nova suspensão e cavas das rodas de maiores dimensões, para acomodar os pneus de baixa pressão e de proporções generosas, como se pode ver pelas imagens.

VEJAM TAMBÉM: As três personalidades do novo Volkswagen Golf Variant

Aparentemente, terão sido estas as únicas modificações no carro. No interior, sem qualquer roll cage, mantêm-se os bancos e todo o equipamento de série.

“Tendo em conta as experiências anteriores, estávamos à espera de maiores complicações. A equipa esteve sempre muito bem e a expedição foi excecionalmente bem preparada […] A maior paragem que tivemos de fazer foi de 45 minutos por causa de um parafuso solto!”.

Gísli Jónsson

Assiste ao pequeno documentário sobre a viagem: 

Edição especial Hyundai Santa Fe Endurance

Como resultado deste feito inédito, a Hyundai aproveitou para lançar a versão Santa Fe Endurance, limitada a 500 unidades, com mais equipamento de série, um novo leque de 5 cores para a carroçaria e inscrições Endurance no pilar B.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter