Citroën C5 Aircross. Novo SUV vai ser apresentado na próxima terça-feira

A marca francesa está a preparar uma autêntica ofensiva SUV para o Salão de Shanghai e o novo modelo de produção, o Citroën C5 Aircross, vai chegar aos mercados europeus já no próximo ano.

Só no ano passado, a Citroën registou quase 250 000 unidades vendidas no mercado chinês, um mercado em plena expansão. Por isso, não surpreende que o Salão de Shanghai tenha sido o palco escolhido pela Citroën para apresentar o seu novo modelo de produção.

Não se deixem enganar pelas imagens: trata-se efetivamente dos renders que prevêem o novo modelo de produção da marca francesa, o Citroën C5 Aircross. Fortemente inspirado no Aircross Concept apresentado em 2015, o SUV integra os elementos chave da nova linha de design da marca e promete recorrer às mais recentes tecnologias desenvolvidas in-house.

Citroen C5 Aircross sketch

Uma delas é a nova suspensão com amortecedores hidráulicos progressivos, um dos pilares do conceito batizado de Citroën Advanced Comfort – conhece ao pormenor esta tecnologia aqui.

O C5 Aircross inicia, portanto, uma ofensiva global da Citroën no universo dos SUV. O novo modelo será vendido inicialmente na China na segunda metade de 2017, para posterior desenvolvimento e comercialização na Europa, no final de 2018. A apresentação oficial está prevista para a próxima terça-feira (dia 18).

Um novo SUV, mas não só

As novidades para o Salão de Shanghai não se ficam por aqui. Ao lado do Citroën C5 Aircross vai estar a nova berlina C5, na versão projetada para o mercado chinês. De acordo com a Citroën, o novo modelo vai basear-se nos pontos fortes da anterior geração e terá ênfase no estilo elegante e moderno, mas também no conforto.

A NÃO PERDER: Volkswagen Golf. As principais novidades da geração 7.5

Além disso, dois protótipos vão fazer a sua estreia absoluta na cidade chinesa. O primeiro será o C-Aircross (em baixo), o modelo com contornos de crossover que antecipa a nova geração do Citroën C3 Picasso (prevista para ainda este ano) e que pudemos ver ao pormenor no último Salão de Genebra.

Citroen C-Aircross concept

O segundo protótipo será o Cxperience Concept, também já apresentado no «velho continente», e que nos dá algumas pistas sobre o futuro da Citroën no domínio das grandes berlinas.

Por fim, a Citroën vai levar até Shanghai o C3-XR, um SUV exclusivo para o mercado chinês e que foi inclusivamente o segundo modelo mais vendido da Dongfeng Citroën em 2016. O Salão de Shanghai abre portas ao público no dia 21 de abril.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter

Pub