Notícias Toyota Yaris em todas as frentes: da cidade aos ralis

Apresentação

Toyota Yaris em todas as frentes: da cidade aos ralis

O Toyota Yaris ganha novo estilo, novos motores, uma vitaminada versão GRMN (em cima) e é, atualmente, um dos principais concorrentes no WRC, já com uma vitória no currículo. Um esforço considerável da Toyota para impulsionar o seu utilitário.

Toyota Yaris GRMN

Estamos no Salão de Genebra onde a Toyota está a apresentar, finalmente, o novo Yaris. O atual modelo chega agora a meio do seu ciclo de vida, mas desengane-se quem pensa se trata apenas de um retocar de imagem. A Toyota garante ter estreado cerca de 900 peças neste novo modelo, fruto de um programa que teve um investimento de 90 milhões de euros.

Como tal, a terceira geração do Yaris regressou às boxes e recebe um restyling completo, e o resultado pode ser visto nas imagens. Por fora, a carroçaria – disponível em dois novos tons, azul Hydro e vermelho Tokyo – apresenta novos para-choques traseiros e dianteiros, assim como nova grelha trapezoidal, para dar uma aparência ligeiramente mais jovem e desportiva. Os faróis foram também redesenhados e contam agora com luzes LED (diurnas).

No habitáculo, também assistimos a algumas revisões e ao alargamento das opções de personalização. Além dos novos bancos em pele, disponíveis no nível de equipamento Chic, o novo Yaris inclui de série um novo ecrã de 4.2 polegadas, iluminação do painel de instrumentos em tons de azul, volante redesenhado e novas saídas de ventilação.

Quanto às motorizações, a principal novidade é a adoção de um bloco 1.5 litros de 111 cv e 136 Nm em detrimento do anterior motor de 1.33 litros que equipava o Yaris, um motor que é mais potente, tem mais binário, promete melhores acelerações e no final apresenta uma fatura de combustível e emissões mais baixa – sabe mais aqui.

GRMN, o Yaris vitaminado

A novidade mais excitante do novo Yaris é o aparecimento de uma versão desportiva. Após 17 anos de ausência, a Toyota regressou este ano ao Campeonato Mundial de Ralis e já conta com uma vitória! Segundo a marca, terá sido este regresso que motivou o desenvolvimento de um modelo vocacionado para a performance na gama Yaris, o Yaris GRMN. É a primeira vez que a Europa recebe um modelo GRMN, acrónimo que significa Gazoo Racing Masters of the Nürburgring! Nada modestos.

Mas o Yaris GRMN não se fica pela aparência: aparentemente também tem muita substância. O utilitário vem equipado com inédito quatro cilindros de 1.8 litros associado a um compressor com 210 cv de potência. A transmissão da potência às rodas dianteiras fica a cargo de uma caixa manual de seis velocidades e permite acelerações dos 0 aos 100 km/h em 6 segundos.

Para melhor transmitir a potência ao asfalto, o pequeno Yaris contará com um diferencial mecânico Torsen e rodas únicas da BBS de 17 polegadas. A suspensão é composta por amortecedores específicos desenvolvidos pela Sachs, molas mais curtas, e uma barra estabilizadora à frente de maior diâmetro. No que toca à travagem encontramos discos ventilados de dimensões majoradas, e a afinação do chassis – reforçado, com uma barra adicional entre as torres de suspensão dianteiras  – foi efetuado, claro está, no Nordschleife do Nürburgring.

No interior, o Toyota Yaris GRMN recebeu um volante em pele e de diâmetro reduzido (partilhado com o GT86), novos bancos desportivos e pedais em alumínio.

A chegada ao mercado nacional do renovado Toyota Yaris está prevista para abril, enquanto o Yaris GRMN só deverá ser lançado no final do ano.