Notícias Testar ao limite os 1500 cavalos do Bugatti Chiron

Testar ao limite os 1500 cavalos do Bugatti Chiron

Bugatti Chiron W16

Parte do processo de desenvolvimento do Bugatti Chiron serve para garantir que o colosso de 1500 cv não se desintegra quando explorado na sua totalidade.

Nürburgring não serve só para quebrar recordes. É também uma impiedosa pista de testes, levando ao limite mecânicas e chassis. No passado, vimos protótipos camuflados a sucumbirem ao traçado alemão, seja com um motor partido, seja por sobreaquecimento, incendiando-se.

Portanto, não existe melhor local para verificar se o motor recebe a devida lubrificação quando submetido a forças laterais expressivas, ou se o sistema de refrigeração é eficaz na manutenção das temperaturas em valores razoáveis. Mesmo quando se trata do motor W16 de 8.0 litros, quatro turbos e 1500 cavalos do Bugatti Chiron.

RELACIONADO: É assim que sobe o ponteiro do Bugatti Chiron

Só que em vez de o colocar num carro e de o testar diretamente em pista, criando uma série de custos e questões logísticas, a Bugatti começa pelo ambiente mais controlado de uma sala de testes. O W16 de 8.0 litros do Chiron é testado exaustivamente num simulador físico. O motor é colocado numa estrutura que o move em múltiplas direções e atua diretamente no seu funcionamento.

E claro está, simula-se uma volta aos 20,81 km do famoso traçado alemão, sabendo que tal exercício o levará aos limites.

Como bónus, também ficámos a conhecer semelhante aparato aplicado aos testes da suspensão do Chiron.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter