Skoda revela em Genebra os novos Kodiaq Sportline e Scout

Skoda revela em Genebra os novos Kodiaq Sportline e Scout

Novo contacto com o Skoda Kodiaq, agora na cidade helvética. A gama Kodiaq estende-se com o aparecimento das versões Sportline e Scout.

Não é segredo que o mercado SUV está a “ferro e fogo”, e por isso a Skoda não quis estar fora do campo de batalha. A resposta é o seu primeiro grande SUV e o primeiro modelo de sete lugares da marca, o Skoda Kodiaq. Já apresentado e até testado por nós, voltámos a encontrar o Kodiaq em Genebra para conhecer as suas novas versões.

LIVEBLOG: Acompanha aqui o Salão de Genebra em direto

O Skoda Kodiaq Sportline, em cima, é uma interpretação mais jovem e dinâmica do SUV de 7 lugares. Em termos visuais, o Skoda Kodiaq Sportline distingue-se do modelo de base pelo aspeto mais desportivo, que se deve em grande parte aos novos para-choques traseiros e dianteiros, bem como aos acabamentos em preto na grelha, saias laterais, capas dos espelhos e barras do tejadilho. Outra das novidades é a opção de escolher entre jantes de dois tons de 19 ou 20 polegadas.

Por dentro, o Skoda Kodiaq Sportline baseia-se no nível de equipamento Ambition, e acrescenta novos bancos desportivos em pele Alcantara ajustáveis eletronicamente. Além disso, o destaque vai também para o sistema de infoentretenimento que permite aceder a informações como as forças G, pressão do turbo, temperatura do óleo ou do líquido de refrigeração.

Ao nível das motorizações, quem ansiava por um incremento de potência vai mesmo ter de esperar até à chegada da versão RS. O leque de motorizações permanece inalterado, com os dois blocos TDI e dois TSI, com cilindradas entre os 1.4 e 2.0 litros e potências entre os 125 e os 190 cv (com sistema de tração integral de série). As transmissões disponíveis contemplam caixa manual de 6 velocidades e a DSG (dupla embraiagem) com 6 ou 7 velocidades.

Um Kodiaq mais aventureiro

Mesmo tratando-se de um SUV, a Skoda quis otimizar o seu potencial fora de estrada com o novo Skoda Kodiaq Scout. Além do sistema de tração integral, nesta versão a distância ao solo foi incrementada, melhorando os ângulos de ataque e saída.

A versão Scout conta com um modo de condução Off-Road. Este modo altera o amortecimento, o comportamento do ABS e do bloqueio eletrónico do diferencial. Opcionalmente, a Skoda disponibiliza um Rough Road Pack, que acrescenta proteções na zona inferior da carroçaria.

Para distinguir esta nova variante Scout e enfatizar a robustez do Skoda Kodiaq, a marca checa acrescentou à imagem do SUV novas proteções a envolver a carroçaria, com um tom cinzento nos dois para-choques. Esta tonalidade surge ainda em outros elementos, como as capas dos retrovisores e as calhas do tejadilho. Outra forma de distinguir a nova versão mais aventureira é através do acabamento escurecido dos vidros laterais posteriores, isto além das inscrições “Scout” junto das portas dianteiras, logo atrás das cavas das rodas.

A gama Kodiaq, além dos novos Sportline e Scout, vem com três níveis de equipamento: Active, Ambition e Style. O novo SUV da Skoda chega a Portugal no próximo mês de abril, com preços ainda a anunciar.

Todas as novidades do Salão de Genebra aqui