Clássicos Panamera Sport Turismo é o primeiro shooting brake da Porsche? Nem por isso…

Glórias do Passado

Panamera Sport Turismo é o primeiro shooting brake da Porsche? Nem por isso…

O primeiro protótipo de um Porsche com carroçaria shooting brake data de 1984, mais de 30 anos antes da Panamera Sport Turismo.

Porsche 928-4

A Porsche aproveitou o Salão de Genebra (2017) para apresentar ao vivo e a cores o novo Panamera Sport Turismo. Um modelo inédito na história da marca não só pelos 520 litros de capacidade de bagageira mas principalmente por acrescentar mais um lugar traseiro — é o primeiro Panamera de 5 lugares.

Em boa verdade, este é também o primeiro modelo shooting brake de produção da marca alemã, mas não necessariamente a primeira incursão da Porsche neste tipo de carroçaria. Para isso temos de recuar mais de 30 anos.

Em 1984, a propósito do 75º aniversário de Ferry Porsche, os engenheiros da marca desenvolveram uma espécie de variante alongada do Porsche 928, a que chamaram de Porsche 928-4. Além de ser mais comprido e ter uma maior distancia entre eixos, este modelo acrescenta novos faróis dianteiros e estofos em pele. O tejadilho mais elevado completava o estilo shooting brake.

RELACIONADO: Pelo Alentejo ao volante do Porsche Panamera mais potente de sempre

Quase 33 anos depois, o chefe do arquivo histórico da Porsche, Dieter Landenberger, abre-nos as portas do museu da Porsche para recordar o Porsche 928-4. Assiste ao vídeo em baixo: