Porsche Panamera Sport Turismo: uma carrinha para famílias «despachadas»

Porsche Panamera Sport Turismo: uma carrinha para famílias «despachadas»

Porsche Panamera Sport Turismo (3)

Depois de nos dar novidades referentes à versão híbrida – e que novidades! – a Porsche acaba de acrescentar mais versatilidade à família Panamera. O Porsche Panamera Sport Turismo já tem preços para Portugal.

Foi com enorme entusiasmo que a Porsche apresentou em 2012 o Sport Turismo Concept, no Salão de Paris. As reações a este concept foram tão positivas que motivaram Matthias Müller, o patrão da marca de Estugarda, a avançar para esta versão mais versátil e familiar da gama Panamera tão depressa quanto possível.

Cinco anos depois, aqui está ele:

O Porsche Panamera Sport Turismo foi desenhado pelo alemão Mitja Borkert, o grande responsável pelo elétrico Mission E, e mantém-se fiel às formas shooting brake do protótipo apresentado em 2012 – até o nome é o mesmo. De facto, as diferenças para com o Panamera de série são notórias, começando no pilar B e acabando na secção traseira.

O primeiro Panamera com 5 lugares

Por fora, o Sport Turismo mantém os 5049 mm de comprimento, 1937 mm de largura e 2950 mm de distância entre eixos do Panamera, mas cresce 5 mm em altura. Além de oferecer ligeiramente mais espaço para os passageiros, esta pequena diferença permitiu à Porsche acrescentar pela primeira vez mais um lugar traseiro entre os assentos individuais, numa configuração 2+1. Devido à posição da consola central traseira, este lugar é destinado apenas para crianças.

TESTADO: Ao volante do novo Porsche Panamera: a melhor berlina do mundo?

Mais atrás, a bagageira ganhou 20 litros, fixando-se agora no 520 litros de capacidade (1390 litros com os bancos rebatidos).

Outra das novidades é o novo spoiler ativo com três níveis de abertura que, dependendo da velocidade ou do modo de condução, ajuda a criar mais downforce (até 50 kg) no eixo traseira da carrinha alemã.

Preços

O Porsche Panamera Sport Turismo vai estar disponível no mercado nacional em cinco variantes, entre os 330 cv e os 550 cv de potência. O novo modelo já pode ser encomendado, e as primeiras entregas começam a ser feitas mais perto do final do ano.

Panamera 4 Sport Turismo (330 cv) – 118.746 euros

Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo (462 cv de potência total) – 120.932 euros

Panamera 4S Sport Turismo (440 cv) – 142.912 euros

Panamera 4S Diesel Sport Turismo (422 cv) – 165.542 euros

Panamera Turbo Sport Turismo (550 cv) – 195.324 euros

Conhece aqui todas as novidades previstas para o certame helvético.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter