Notícias Porsche 911 GT3 apresentado. Finalmente, caixa manual!

Salão de Genebra 2017

Porsche 911 GT3 apresentado. Finalmente, caixa manual!

A Porsche acaba de revelar o novo 911 GT3 em Genebra. A Porsche eleva o apelo purista da sua máquina ao permitir a opção por uma caixa manual. #savethemanual

O pano “caiu” e foi revelado o novo Porsche 911 GT3. Este novo modelo da Porsche quer oferecer o melhor de dois mundos: uma experiência de condução única na estrada e uma eficácia demolidora em circuito.

O momento em que levantaram o pano do novo Porsche 911 GT3 | 500 cv e caixa manual como opcional | #porsche #gt3 #911gt3 #gims2017 #gims #genevamotorshow #motorshow #razaoautomovel #portugal

A post shared by Razão Automóvel (@razaoautomovel) on

 

Com esta atualização, a Porsche também apela ao entusiasta do trabalho manual (atenção às piadas…). O novo 911 GT3 passa a disponibilizar, em opção, uma caixa manual de seis velocidades. Excelente notícias, não é? Ainda que a PDK seja melhor em tudo, exceto naquilo que não é mensurável: o prazer de condução.

O restyling, tal como nos restantes 911, afetou sobretudo as extremidades. Para choques frontais e traseiros de novo desenho, assim como as óticas traseiras. Os elementos que destacam o 911 GT3 dos outros 911 continuam lá. Uma asa traseira dominante em fibra de carbono e elementos aerodinâmicos otimizados, destacando-se um novo difusor traseiro.

Mecanicamente, os 500 cv continuam a ser entregues através do seis cilindros boxer 4.0 litros, naturalmente aspirado, derivado da unidade que equipa os Porsche 911 GT3 Cup. O chassis continua a contemplar direcção às quatro rodas, o que potencia a agilidade e estabilidade.

O 911 GT3 pesa cerca de 1430 kg, quando equipado com PDK (caixa de dupla embraiagem) de sete velocidades, o que equivale a 2.86 kg/cv. A excelente relação peso/potência reflete-se nas performances: 3.4 segundos dos 0-100 km/h e 318 km/h de velocidade máxima.

911 Gt3 ainda mais interactivo

Talvez fruto do sucesso inesperado do 911 R, o 911 GT3 recebe, em opção, uma caixa manual. Segundo a marca acrescenta uma nova camada de interação na condução do desportivo.

Uma solução mais interativa, porém menos eficaz que a PDK. O 911 GT3, munido do pedal de embraiagem, faz os clássicos 0-100 km/h em 3.9 segundos. São 0.5 segundos a mais que o carro equipado com a PDK. Negligenciável na estrada, talvez um mundo de diferença em circuito. A velocidade máxima, por outro lado, eleva-se a 320 km/h, mais dois km/h do que nas unidades equipadas com caixa PDK.

No interior destaca-se o volante derivado do 918 Spyder, com apenas 360 mm de diâmetro. Podemos escolher entre três bancos: Porsche Sports Plus (com regulação manual ou elétrica), do tipo baquet (com costas reclináveis e airbag para o tórax integrado) e baquets em CFRP (Carbon Fiber Reinforced Plastic), com acabamento a revelar o padrão clássico da fibra de carbono.

Em adição é disponibilizada também uma aplicação para smartphone, denominada Track Precision, que permite gravar, visualizar e analisar informação relativamente à condução.

O preço para Portugal ainda não foi divulgado, mas já se encontra disponível para encomenda. Como referência na Alemanha o preço base é de 152416 €, com IVA incluido, e será lançado a meio de junho.

Todas as novidades do Salão de Genebra aqui