Notícias Novo Mazda CX-5. A evolução de um campeão de vendas

Novo Mazda CX-5. A evolução de um campeão de vendas

O novo Mazda CX-5 apresentado em Genebra tem uma missão: continuar a ser o modelo mais vendido da marca de Hiroshima na Europa. Conseguirá?

Apresentado o ano passado em Los Angeles, finalmente pudemos ver a nova geração do Mazda CX-5 «ao vivo» em solo europeu. Um modelo com responsabilidades acrescidas, uma vez que se trata do bestseller da marca no «velho continente».

LIVEBLOG: Acompanha aqui o Salão de Genebra em direto

Trata-se de uma versão totalmente nova do SUV compacto que em 2012 deu origem a toda uma nova geração de modelos da Mazda, integrando a tecnologia SKYACTIV e a linguagem de design KODO.

Evolução constante e visível

A evolução contínua da marca é palpável no novo CX-5, com incrementos na qualidade, tecnologia e design. A linguagem KODO definiu o primeiro CX-5 mas não se manteve estática. Evoluiu e refinou-se.

As superfícies depuraram-se e ganharam tensão. Há menos vincos e arestas. A frente ganhou tridimensionalidade, destacando-se a grelha mais proeminente. Em contraste, os restantes “gráficos”, que identificam a marca, tornam-se mais esguios e de aparência mais tecnológica.

Motores eficientes

Em termos de motorizações, voltamos a encontrar os motores SKYACTIV, incluindo dois motores a gasolina – SKYACTIV-G 2.0 e SKYACTIV-G 2.5 – e também o bloco diesel de baixas emissões SKYACTIV-D 2.2.

Três mecânicas competentes com níveis de economia de combustível interessantes em condições reais, bem como notáveis valores de baixas emissões – recordamos que a Mazda tem feito da eficiência uma das suas bandeiras.

Em termos dinâmicos, o novo CX-5 também integra a nova tecnologia G-Vectoring Control. Uma tecnologia desenvolvida segundo a filosofia Jinba Ittai da Mazda.

Mais qualidade no interior

No habitáculo, a atenção ao detalhe e o conforto foram melhorados, reflectindo uma apresentação mais cuidada. Outros destaques adicionais encontram-se no head-up display, um sistema de abertura da bagageira por controlo remoto e a nova cor exterior Soul Red Crystal.

O novo Mazda CX-5 ainda não tem data para chegar ao mercado português. Recordamos que atualmente, o Mazda CX-5 é o modelo mais vendido da marca nipónica na Europa, tendo superado as 55 mil unidades o ano passado.

Todas as novidades do Salão de Genebra aqui