Notícias Eis o novo Volvo XC60. Beleza sueca

Eis o novo Volvo XC60. Beleza sueca

The new Volvo XC60

É a segunda geração do bem sucedido SUV sueco. A versão mais potente supera os 400 cv, mas as preocupações da marca são outras: conforto, segurança e design.

Desde o lançamento da primeira geração do Volvo XC60, em 2008, que o SUV sueco aumentou todos os anos o número de vendas globais.

Uma publicação partilhada por Razão Automóvel (@razaoautomovel) a


Motivos mais que suficientes para a Volvo olhar para a nova geração do Volvo XC60, hoje apresentada em Genebra, com otimismo. É, atualmente, o modelo mais vendido do construtor sueco e foi o líder europeu no seu segmento, com mais de 82 mil unidades vendidas em 2016.

Face ao seu antecessor, o novo Volvo XC60 deverá melhorar em todos os aspetos. É seguro dizer que o novo modelo da marca sueca será um sucesso? Nós acreditamos que sim. A Volvo também:

“Temos uma tradição forte no que toca a SUV dinâmicos e com estilo, capazes de oferecer as últimas novidades tecnológicas. O Novo XC60 não será exceção. É o automóvel perfeito para um estilo de vida ativo e que representa o próximo passo do nosso plano de transformação.” | Håkan Samuelsson – President and Chief Executive – Volvo Car Group.

Design sueco em destaque

Sem surpresa, nota-se uma clara influência do XC90 no design do novo XC60. Na dianteira, a assinatura luminosa definida pelas luzes diurnas Thor Hammer (martelo de Thor), que se prolongam até à grelha frontal, é o elemento dominante.

“O seu design exterior é atlético com uma qualidade intemporal. No interior, temos uma combinação perfeita entre arquitetura, materiais e tecnologia de ponta – tudo perfeitamente integrado. O XC60 proporciona uma genuína experiência escandinava que fará com que os nossos clientes se sintam de facto especiais.” | Thomas Ingenlath, Senior Vice President, Design at Volvo Car Group.

Na traseira, a fórmula estreada pela Série 90 volta a fazer escola, tal como na dianteira. Exibindo formas musculadas e agradáveis sob todos os ângulos. Vê aqui o momento em que foi revelado ao mundo:

Motores? O melhor da Volvo.

A versão topo de gama do Novo XC60 será a T8 Twin Engine plug-in hybrid de 407 cv. Nesta versão, a aceleração dos 0-100 km/h demora apenas 5,3 segundos.

LIVEBLOG: Acompanha aqui o Salão de Genebra em direto

Naturalmente, a oferta de motorizações não se fica por aqui. “O novo Volvo XC60 terá várias motorizações disponíveis. Teremos o motor diesel D4 de 190 cv e o D5 de 235 cv com a tecnologia PowerPulse incorporada. Teremos também opções a gasolina T5 de 254 cv e T6, que  proporcionará  320 cv e 400 Nm de binário.” acrescentou Henrik Green, responsável da marca.

Segurança em primeiro lugar

O Volvo XC60 será o quarto modelo da marca a recorrer à plataforma modular Scalable Platform Architecture (SPA) – já usada nos modelos da Série 90, mas numa versão mais curta. Portanto, neste particular é de esperar um comportamento seguro e previsível, como é apanágio da marca.

Em termos de segurança ativa e passiva, a marca não poupou esforços. Ao Sistema City Safety foi adicionada uma nova função de assistência à direção. O novo sistema Oncoming Lane Mitigation ajuda a evitar colisões com veículos situados noutras faixas de rodagem enquanto o sistema Volvo Blind Spot Indication System (BLIS), que alerta o condutor para a presença de veículos no chamado ângulo morto, foi também atualizado incluindo agora assistência à direção que ajudará a evitar potenciais colisões recolocando o automóvel na própria faixa de rodagem e fora de perigo.

“Preocupámo-nos em construir um automóvel que fosse capaz de proporcionar prazer de condução a vários níveis – desde um posto de condução capaz de visualizar perfeitamente a estrada, passando por uma cabine calma e bem desenhada, tudo pensado para oferecer uma viagem segura, inspiradora e confiante. Prestámos uma atenção particular aos aspetos que tornassem as vidas dos nossos clientes mais fáceis, fornecendo serviços que maximizassem o seu conforto libertando-os do stress da vida diária”. | Henrik Green – Senior Vice President Product & Quality – Volvo Car Group.

O Sistema Volvo Pilot Assist, sistema avançado de condução semi-autónoma que consegue controlar a direção, a aceleração e a travagem, em estradas bem delimitadas em velocidades até 130 km/h, está disponível como opção no novo XC60.

Todas as novidades do Salão de Genebra aqui