O E-Berlingo Multispace é a nova proposta elétrica da Citröen

O E-Berlingo Multispace é a nova proposta elétrica da Citröen

A Citroën acaba de apresentar o novo E-Berlingo Multispace, uma versão 100% elétrica que segundo a marca francesa não compromete a versatilidade.

Referência no segmento há mais de 20 anos, o Citroën Berlingo acaba de ganhar uma versão de emissões-zero, o novo E-Berlingo Multispace. Em relação ao modelo de série, a Citroën relegou os motores PureTech e BlueHDi para segundo plano em favor de uma motorização elétrica, com uma autonomia homologada de 170 km.

O E-Berlingo Multispace junta-se ao C-Zero e Berlingo Furgão nas propostas mais «amigas do ambiente» da gama Citroën.

Motorização elétrica mais eficiente

Destinado a quem reside em zonas urbanas ou nas periferias, o E-Berlingo Multispace está equipado com um motor elétrico de 67 cv de potência e um binário de 200 Nm, disponível instantaneamente. O motor elétrico está associado a uma transmissão automática de relação única e é alimentado por dois packs de baterias de iões de lítio (22.5 kWh), alojadas sob o piso da bagageira, que conferem uma autonomia de 170 km.

Segundo a marca, esta solução permite obter um centro de gravidade especialmente eficaz para o equilíbrio dinâmico deste tipo de carroçaria.

Numa tomada doméstica convencional, o tempo de carregamento varia entre 8h30 e 15h, conforme a amperagem da tomada. Como alternativa, o E-Berlingo Multispace dispõe de um modo de carregamento rápido que permite restabelecer 80% da carga em apenas meia hora num sistema de carregamento rápido.

Volumetria e habitabilidade não foram comprometidas

A localização das baterias (nas laterais do piso da bagageira), permite manter o espaço a bordo e a capacidade de carga.

O E-Berlingo Multispace pode transportar até 5 pessoas, e os bancos traseiros, na configuração de dois bancos + banco lateral ou de três bancos independentes, são amovíveis. O volume da bagageira fixa-se nos 675 litros com 5 pessoas a bordo, ou até 3.000 litros com a segunda fila de bancos removida. O habitáculo oferece ainda 78 litros de espaço de arrumação.

Mais equipamento e tecnologia

O novo Citroën E-Berlingo Multispace disponibiliza funções controladas à distância a partir de um smartphone, como por exemplo, o pré-condicionamento térmico ou informações acerca do estado da carga da bateria.

No que toca a equipamento, este novo modelo da marca francesa oferece limitador de velocidade, deteção de pneu vazio, controlo eletrónico de estabilidade, câmara de marcha-atrás, serviços de conectividade e navegação, entre outros.

O novo E-Berlingo Multispace é produzido na fábrica de Vigo (Espanha) e chega a Portugal em maio.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter