Notícias Bentley EXP12 Speed 6e, surpresa de luxo com zero emissões

Bentley EXP12 Speed 6e, surpresa de luxo com zero emissões

Surpresa! A Bentley revela em Genebra um novo concept: o EXP12 Speed 6e. Um nome longo que se poderia reduzir à pequena letra “e” no final. Sim, é mesmo isso. Um Bentley 100% elétrico.

Se o Bentley EXP12 Speed 6e parece familiar, é porque se trata de uma evolução e versão roadster do muito aclamado e desejado EXP10 Speed 6. O coupé desportivo foi apresentado em 2015 neste mesmo salão. A Bentley recupera as linhas deste, mas agora sem teto, e revela o primeiro passo em preparação para o inevitável: um Bentley zero emissões!

LIVEBLOG: Acompanha aqui o Salão de Genebra em direto

Apesar do foco estar na propulsão elétrica a marca não disponibilizou dados específicos sobre o sistema propulsor. Confiando nas imagens disponibilizadas, sobretudo as focadas no painel de instrumentos, podemos observar uma autonomia superior a 400 km e deverá ter tração total. A única informação oficial é de que o carregamento das baterias será efetuada de forma indutiva.

Porquê um Bentley elétrico?

É incontornável. As normas anti-poluição apertam e avizinha-se um futuro onde os automóveis com motores de combustão interna poderão ser banidos dos centros urbanos. A Bentley quer providenciar uma experiência luxuosa para o sector dos veículos elétricos.

Segundo a marca, a propulsão elétrica não denigre os valores da marca: alta performance, refinamento e os requerimentos necessários para exceder como um Grand Tourer. A disponibilidade imediata de binário, característica natural dos veículos elétricos, deverá beneficiar a tão desejada effortless performance (performance sem esforço) que costuma definir os Bentley.

O EXP12 Speed 6e irá permitir, segundo Wolfgang Dürheimer, presidente e diretor executivo da Bentley, não só entrar em contacto com potenciais clientes, e reunir dados e opiniões sobre a abordagem a efectuar quando chegar a altura de lançar um modelo de produção.

Um futuro desportivo Bentley

O EXP12 Speed 6e é uma variante roadster do EXP10 Speed 6. Desde a apresentação do coupé, em 2015, que se tem especulado sobre que modelo ampliará a gama da marca inglesa. Um novo desportivo, posicionado abaixo do Continental GT tem sido uma das hipóteses colocadas. O sucesso do Bentayga originou outra, que implicava um novo SUV posicionado abaixo deste. Wolfgang Dürheimer já demonstrou o seu interesse pela opção mais desportiva, mas até agora nenhuma decisão foi tomada. A apresentação deste novo concept pode ser o prenúncio do caminho a ser tomado.

Quanto ao EXP12 Speed 6e, tal como o coupé, antevê os futuros ingredientes visuais que poderemos ver nos Bentley. Destaca-se a evolução da linha de cintura, denominada powerline, e ombro sobre o eixo traseiro, mais dramáticos e tensos. Um vão dianteiro reduzido, uma frente mais baixa, um longo capot contribuem para melhores proporções, dignas da tipologia de um desportivo.

Serão os detalhes a serem mais rapidamente aplicados aos futuro Bentley. Os contornos das óticas dianteiras e traseiras ou o trabalho intricado no preenchimento da grelha dianteira deverão ser aplicados aos restantes Bentley.

No interior, destaca-se a sumptuosidade dos revestimentos, onde pele, madeira e até pormenores em cobre elevam o luxo aos níveis expectáveis de um Bentley.

A Bentley espera que o EXP12 Speed 6e inicie uma discussão para os clientes de automóveis de luxo do futuro. A estratégia do construtor para a eletrificação incluirá a apresentação de versões híbridas plugin de todos os seus modelos a começar com o Bentayga já em 2018.

Todas as novidades do Salão de Genebra aqui