Tesla Motors agora é Tesla Inc. Porque é que isto é importante?

Tesla Motors agora é Tesla Inc. Porque é que isto é importante?

Há muito que Elon Musk, CEO da empresa californiana, se referia à marca simplesmente como Tesla. A alteração do nome foi agora consumada e tem efeitos imediatos.

Em julho do ano passado, a marca de Silicon Valley alterou o seu domínio de teslamotors.com para tesla.com. Uma mudança discreta, mas não inocente.

Agora, seis meses volvidos, a Tesla Motors anunciou finalmente a alteração do seu nome oficial para Tesla Inc, uma designação que foi registada nesta quarta-feira (1 de fevereiro) na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

ANTEVISÃO: Será que os alemães vão conseguir acompanhar a Tesla?

Fundada em 2003 na Califórnia, a Tesla só veio realmente a conhecer sucesso a nível mundial 9 anos mais tarde, com o lançamento do Tesla Model S, um sucesso que (ainda) não se reflete em lucro efetivo para a marca. A berlina elétrica foi responsável por tornar a Tesla numa marca de referência no que aos modelos elétricos diz respeito, mas a marca não se vai ficar por aqui.

Não é segredo para ninguém que Elon Musk, CEO da marca californiana, quer fazer da Tesla mais do que um “simples” fabricante de automóveis, e prova disso mesmo foi a entrada no mercado de produção e armazenamento de energia (com a aquisição da SolarCity), isto para uma marca que já produzia as suas próprias baterias e estações de carregamento.

Por isso, à semelhança do que aconteceu com uma outra empresa californiana há precisamente 10 anos – em 2007 a Apple Computer passou a chamar-se Apple Inc. – esta mudança é mais que uma estratégia de marketing. Elon Musk quer diversificar a sua área de negócio, e este é mais um passo nesse sentido.

Relembramos que a Tesla passou a ter recentemente representação oficial em Portugal – sabe mais aqui.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter