Notícias SEAT Ibiza (5ªgeração): o início de uma grande família?

SEAT Ibiza (5ªgeração): o início de uma grande família?

É com relativa facilidade que o design do novo SEAT Ibiza reage a variações de carroçaria, como nos mostra estas criações do designer X-Tomi.

Um dos momentos altos do Salão de Genebra 2017 será a apresentação ao público da 5ª geração do SEAT Ibiza. Um modelo no qual a marca espanhola coloca fundadas esperanças: nova plataforma, mais espaço interior, novos motores, novas tecnologias e um design notoriamente desportivo (mais detalhes aqui).

Ao que tudo indica, a nova geração tem tudo para continuar esta história de sucesso que já dura há mais de 30 anos – recordamos que o primeiro SEAT Ibiza foi lançado em 1984. Com o lançamento da 5ª geração, novas oportunidades podem surgir, nomeadamente ao nível das derivações de carroçaria. Uma estratégia seguida pela Ford com o novo Fiesta (ver aqui).

Caso a SEAT siga a estratégia com o novo Ibiza, o resultado poderia este:

De todas as derivações aqui apresentadas, há algumas que já foram liminarmente afastadas pela marca – nomeadamente a versão carrinha (ST) e a versão de 3 portas (SC). Quanto às versão Limousine, é curioso como o Ibiza responde bem à adição do 3º volume na carroçaria (recordando em traços gerais o Audi A3 limousine). Probabilidade de produção: muito baixa.

Destas derivações, há no entanto duas que nos parecem bastante prováveis: a versão X-perience (mais aventureira) e a versão Cupra (marcadamente desportiva). Não há dúvida que a versão Cupra será lançada, já a versão X-perience apesar de possível, poderá entrar em conflito com o Arona.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter