Especial. As grandes novidades do Salão de Genebra 2017

Salão de Genebra 2017
Share Button

A Razão Automóvel regressa às margens do Lac de Genéve para a 87ª edição do Salão Automóvel de Genebra. Estas são as principais novidades que vais poder ver no Salão Helvético.

De 7 a 19 de março, todos os amantes de automóveis vão estar de olhos postos no Salão de Genebra, um certame que reúne num só local – o centro de exposições Palexpo – aquilo que de melhor se faz na indústria automóvel. Como já é habitual vais poder acompanhar tudo aqui na Razão Automóvel.

Nós vamos lá estar em direto, nos dias reservados à imprensa (7 a 8 de março), para te trazer todas as novidades em primeira mão através do nosso site e redes sociais.

Desde os desportivos mais exóticos e potentes aos citadinos mais práticos e eficientes, na 87ª edição do Salão de Genebra não vão faltar os últimos modelos das melhores marcas e preparadoras. Estes são os modelos previstos para o certame helvético (lista em atualização):

Alfa Romeo Giulia Sprint Coupe

Ainda carece de confirmação oficial, mas os mais saudosistas já vibram com o eventual regresso do Alfa Romeo Giulia Sprint, que poderá ser uma das grandes vedetas do salão helvético. Esta versão coupé do Alfa Romeo Giulia terá pela frente adversários como o BMW Série 4, Class C coupé e Audi A5 Coupé.  Na imagem: Alfa Romeo Giulia Veloce.

Alfa Romeo Stelvio

O Salão de Genebra será o palco da estreia europeia do novo Alfa Romeo Stelvio, o SUV da marca italiana. Quem é que pode dizer que não a um SUV com um motor de origem Ferrari? Deverá ser  também a primeira vez que o Alfa Romeo Stelvio aparecerá em público na versão “First Edition”Ver mais aqui.

Audi SQ5

Depois de brilhar em Detroit, o SUV desportivo de Ingolstadt regressa ao «velho continente» para a premiere europeia. Embora tenha trocado o anterior bloco 3.0 litros V6 por um novo motor 3.0 TFSI V6, a potência mantém-se nos 354 cv, mas o binário cresceu para os 500 Nm (+31 Nm). Ver mais aqui.

Audi RS Q5

Se os 354 cv de potência do SQ5 não forem suficientes, a Audi preparou uma variante ainda mais apimentada do seu bestseller no segmento SUV, não só a nível mecânico mas também a nível estético. O Audi RS Q5 faz parte de uma fornada de modelos mais desportivos da «marca dos anéis» para os próximos anos. Ver mais aqui.

Audi RS3 Sportback

Mais do que as ligeiras mudanças cosméticas, o grande destaque do novo Audi RS3 Sportback são os 400 cv de potência e os 480 Nm de binário. O hatchback alemão junta-se assim à versão Limousine como os modelos mais dinâmicos e potentes da família A3. Ver mais aqui.

Audi RS5 DTM

Audi RS5 DTM teaser

O RS5 DTM é a nova arma da marca alemã para «atacar» o Campeonato Alemão de Carros de Turismo, que vai ser desvendado pela primeira vez no certame helvético. Será que o RS5 fará companhia ao RS5 DTM em Genebra?

Alpine A120

O renascimento da Alpine é um dos momentos mais aguardados do próximo ano, e como tal, a estreia no Salão de Genebra do Alpine Première Édition afigura-se como um dos momentos altos do certame helvético. Motor central, tração traseira e design inspirado no icónico A110 são apenas alguns dos ingredientes. Ver mais aqui.

Bentley Continental Supersports

Prometido é devido. Prestes a esgotar os últimos cartuchos da atual geração do Continental, a Bentley não deixou os créditos por mãos alheias e revelou aquele que é o “mais potente, mais rápido, mais radical” Bentley de sempre. O Continental Supersports só chega ao mercado no final deste ano, mas a apresentação mundial é já no Salão de Genebra. Ver mais aqui.

Black Cuillin Grand Touring

Se nunca ouviram falar do nome Black Cuillin, não se preocupem: até ao momento, pouco ou nada se sabe sobre este modelo, que vai ser desenvolvido pela Eadon Green. Para já, a empresa britânica não quer revelar pormenores, mas as patentes do Black Cuillin dão a entender que irá roubar inspiração aos modelos da década de 30 e 40, mas com o melhor da tecnologia atual.

BMW Série 4

Porque os rivais do segmento não dão tréguas, a BMW vai apresentar uma ligeira atualização do seu Série 4, disponível em todos os elementos da família: coupé, cabriolet, gran coupé e M4. Ver mais aqui.

BMW Série 5 Touring (G31)

Mas o BMW Série 4 não estará sozinho no stand da marca de Munique em Genebra. Na ausência de uma versão M5 Touring (que não está nos planos da marca), vamos ter de nos contentar com a versão mais “bem comportada”. Isto porque a carrinha bávara adota todas as novidades – quer a nível estético, dinâmico e tecnológico – da versão limousine (G30) mas com ainda maior versatilidade. Ver mais aqui.

Citroën C-Aircross

O lançamento do C4 Cactus em 2014 deu início a uma ofensiva de produtos diferenciados por parte da Citroën, que passou também pelo novo C3 e vai continuar em 2017 com o Citroën C3 Picasso. Enquanto não chega, o protótipo Citroën C-Aircross antecipa aquele que será o modelo de produção do C3 Picasso. Ver mais aqui.

Citroën SpaceTourer 4×4 Ë Concept

Citroën SpaceTourer 4x4 Ë Concept (1)

Se por um lado a marca francesa deu o braço a torcer e preparou um modelo com tiques de SUV (em cima), por outro a Citroën vai continuar a apostar em força nos monovolumes, e a prova é esta versão mais aventureira e descomprometida do SpaceTourer que já conhecemos. Ver mais aqui.

Dendrobium

No que toca aos superdesportivos, o Dendrobium promete roubar as atenções do público presente no certame helvético. O motivo é simples: aliado a um design de cortar a respiração, a marca proveniente da Malásia recorreu à tecnologia da Fórmula 1 para desenvolver a motorização (híbrida) daquele que será o seu primeiro desportivo. Ver mais aqui.

DS7 Crossback

A DS vai estrear-se em breve no segmento SUV com três novos modelos, e o primeiro deles já está há vários meses a ser testado. O DS 7 Crossback vai integrar a plataforma EMP2 do Grupo PSA (partilhando componentes com o Peugeot 3008) e deverá apresentar-se na sua versão de produção no Salão de Genebra. O design será uma das grandes apostas da marca.

Ferrari 812 Superfast

Ferrari 812 Superfast

Ao que parece, o sucessor do Ferrari F12 Berlinetta já foi desvendado a um grupo restrito de potenciais clientes da marca. Como (quase) sempre acontece, não demorou muito até ficarmos a conhecer alguns pormenores da ficha técnica do desportivo italiano. Até agora, ainda não há qualquer confirmação oficial, mas só para aguçar o apetite fiquem com os seguintes números: 800 cv de potência e 718 Nm de binário máximo extraídos de um motor V12 atmosférico de 6.5 litros de capacidade. Ver mais aqui.

Ford Fiesta

A marca oval apresenta-se na 87ª edição do Salão de Genebra com um dos modelos chave para a sua estratégia em 2017: o novo Ford Fiesta. O motor 1.0 Ecoboost de três cilindros continua a ser um dos pontos fortes deste utilitário, que nesta nova geração dispõe de mais equipamento e sistemas de ajuda à condução. Ver mais aqui.

Honda Civic Type R

Os adeptos da marca nipónica podem ficar descansados: o motor 2.0 VTEC Turbo e a caixa manual de seis velocidades são já uma certeza, e em termos dinâmicos a Honda promete a “condução mais envolvente do segmento”. Quanto ao design, é aí que residem as grande dúvidas, dúvidas essas que serão esclarecidas em Genebra. Ver mais aqui.

Hyundai i30 CW

A ofensiva de novos produtos da Hyundai continua. Em Genebra o grande destaque da marca coreana será a versão carrinha do Hyundai i30. Repetindo os (fortes) argumentos da versão de 5 portas, esta versão deverá distinguir-se em termos práticos pela maior capacidade da mala e espaço nos lugares traseiros. O design da secção traseira ainda é uma incógnita. Estão previstas mais novidades da Hyundai em Genebra, que devem ser confirmadas brevemente.

Jaguar XF Sportbrake

A apresentação estava prevista para o Salão de Paris, mas a Jaguar adiou a revelação mundial da sua nova carrinha para este Salão de Genebra. Para já sabe-se que a Jaguar XF Sportbrake vai contar com o mesmo leque de motores da variante limousine – mais um ataque às propostas alemãs.

Kia Picanto

Mais desportivo do que nunca: assim se resume em poucas palavras a 3ª geração do Kia Picanto. Para surpresa de muitos, a Kia deixou de parte todos os convencionalismos e apostou tudo num design mais jovem e dinâmico, mas que ainda assim permanece fiel à linguagem estilística da marca. Bravo! Ver mais aqui.

Kia Stinger

E por falar em design desportivo, o que dizer da nova berlina de tração traseira da Kia… A marca sul-coreana estreou em Detroit o novo Kia Stinger, um modelo que pudemos conhecer ao pormenor em Milão e que entra diretamente para o topo da gama Kia para se assumir como uma alternativa às referências alemãs. O Stinger vai ser o grande destaque do stand da marca no Salão de Genebra. Ver mais aqui.

Lamborghini Huracán Performante

Eis a versão «hardcore» do Huracán. Além de ser 40k g mais leve, o Huracán Performante conta com um motor V10 5.2 litros revisto e uma dinâmica melhorada. Quanto às performances, o nome não engana: a marca italiana já deu a entender que o Huracán Performante será mais rápido que o Aventador SV no Nürburgring. Veremos…

Lexus LS 500h

Lexus LS 500h

Depois da revelação mundial da versão a gasolina em Detroit, no início do ano, a Lexus prepara-se para fazer a dobradinha ao apresentar a respetiva variante híbrida da berlina de luxo. Só para abrir o apetite: um bloco V6 de 3.5 litros, dois motores elétricos e uma caixa e-CVT secundada por uma caixa automática de 4 velocidades. Ver mais aqui.