Notícias Esta é a solução da Ford para os buracos na estrada

Esta é a solução da Ford para os buracos na estrada

Ford

A Ford está a testar novos protótipos no circuito de testes de Lommel, na Bélgica, usando réplicas de todo o tipo de buracos que podemos encontrar na estrada.

Com o inverno rigoroso que se faz sentir em algumas zonas da Europa, o gelo, a neve e as chuvas agravam o estado do piso e podem converter os buracos em verdadeiras armadilhas. Foi a pensar nisto que a Ford iniciou o desenvolvimento de um mapa, criado em crowdsourcing, que vai permitir mostrar ao condutores, no painel de instrumentos e em tempo real, onde se encontram os buracos, a sua perigosidade e uma sugestão de rotas alternativas.

VEJAM TAMBÉM: Já são conhecidas as especificações do Ford GT

“O mapa virtual pode sinalizar um novo buraco no momento em que ele aparece e quase imediatamente avisar outros condutores do que os espera na estrada mais à frente. Os nossos carros já incorporam sensores que detetam buracos na estrada e agora queremos levar esta tecnologia para o nível seguinte.”

Uwe Hoffmann, engenheiro da Ford Europa

As câmaras instaladas no veículo e modems incorporados reúnem informações sobre os buracos e transmitem para a “nuvem” em tempo real, onde ficam disponíveis para outros condutores. Simultaneamente, está a ser desenvolvido um sistema de suspensão ativa desenhado para reduzir a gravidade dos ressaltos e dos pisos em mau estado. De acordo com a marca, em conjunto estas tecnologias vão permitir poupar até 500 euros em reparações.

Ford

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter