Conhece o Skoda Octavia RS 245, o Octavia mais rápido de sempre

Conhece o Skoda Octavia RS 245, o Octavia mais rápido de sempre

O Skoda Octavia RS 245 é o mais potente Octavia de sempre e promete ser o mais rápido, tanto em linha recta, como a curvar.

Ainda recentemente ficámos a conhecer o novo Skoda Octavia RS. Além das atualizações a nível de estilo e conteúdo partilhadas com a restante gama Octavia, a versão RS 245 ganhou potência e elevou as suas prestações, pelo que o anúncio de um RS ainda mais pujante tenha sido algo inesperado.

Skoda Octavia RS 245

O Octavia RS 245 destaca-se ao adicionar mais 15 cv relativamente ao RS que já conhecemos, e tal como a sua denominação sugere, totalizando 245 cv. Também o binário sai beneficiado, agora com mais 20 Nm, o que perfaz 370 Nm disponíveis entre as 1600 e 4300 rpm. A transmissão fica a cargo de uma caixa manual de seis velocidades, ou, em estreia absoluta na gama Octavia, uma caixa de dupla embraiagem de sete relações, mais uma do que no RS de 230 cv.

As prestações saem beneficiadas, ainda que marginalmente, comparando com o RS. Os clássicos 0-100 Km/h são efectuados em 6.6 e 6.7 segundos, carro e carrinha respectivamente, apenas uma décima menos que o RS. A velocidade máxima mantém-se limitada a 250 km/h.

Skoda Octavia RS 245

Para satisfazer os mais exigentes, o foco está no adicionar de um diferencial de escorregamento limitado controlado electronicamente, denominado VAQ, opção exclusiva deste modelo. As vantagens desde componente no ataque e sobretudo na saída das curvas são mais que conhecidas. Será que o Octavia, modelo de racionalidade e bom senso, nesta versão RS 245, foi transformado num animal devorador de curvas?

RELACIONADO: Skoda. De onde veio o slogan «Simply Clever»?

Visualmente, as diferenças do Octavia RS 245 para o RS são subtis. Existem alguns apontamentos em preto brilhante, e o RS 245 vem de origem com exclusivas jantes de 19″. No interior, apresenta alguns traços decorativos específicos, mas sempre de forma subtil.

O novo modelo promete ser o melhor de dois mundos, uma fusão harmoniosa entre razão e emoção para famílias aceleradas. O Octavia RS 245 vai ser apresentado no próximo Salão de Genebra, em março.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter