Notícias Jaguar F-Pace, XF e XE atualizados com novos motores

Apresentação

Jaguar F-Pace, XF e XE atualizados com novos motores

A Jaguar introduzirá, ainda este ano, novas motorizações nos modelos F-Pace, XE e XF. Também serão adicionados novos equipamentos tecnológicos.

2017 Jaguar F-Pace - traseira

O destaque são as novas motorizações Ingenium a gasolina. O motor de dois litros e quatro cilindros, com turbo, apresenta-se em duas versões, correspondendo aos dois níveis de potência de 200 e 250 cv. O motor faz uso de um sistema contínuo de abertura variável das válvulas, prometendo melhores prestações e eficiência. Serão identificados com a nomenclatura 20t e 25t.

No campo dos Diesel, o já conhecido 2.0, acrescenta uma nova versão twin turbo, de funcionamento sequencial, resultando em 240 cv e possantes 500 Nm. O motor foi reforçado com novos pistões, cambota e injetores. Identificados como 25d, as emissões oficiais permanecem baixas, com o mais ligeiro XE a apresentar apenas 137 g/km.

2017 Jaguar XE S frente

No outro extremo, o Jaguar F-Pace ganha uma versão Diesel E-Performance, recorrendo ao 2.0 Diesel de 163 cv e emissões que podem chegar a apenas 126 g/CO2. Dos novos motores a gasolina, o F-Pace apenas receberá a versão de 250 cv.

O Jaguar XE S, que já era o mais potente da gama, será ainda mais potente. O V6 3.0 Turbo ganha 40 cv, totalizando 380 cavalos de potência.

Tanto o Jaguar XE como o XF passam a vir de série com o Jaguar’s Configurable Dynamics. Este sistema permite alterar o comportamento do motor, caixa de velocidades e direção, com dois modos disponíveis, Normal e Dynamic. A suspensão ajustável permanecerá como opção.

2017 Jaguar XF perfil

Mais tecnologia e segurança

No interior, os três modelos acrescentam ecrãs com tecnologia Dual View, permitindo que condutor e passageiro possam ver informações distintas no mesmo ecrã, ao mesmo tempo. O XE ganha, em opção, novo painel de instrumentos virtual TFT, de 12.3 polegadas, com navegação 3D.

Todos eles são reforçados no capítulo dos equipamentos de segurança:

  • Forward Traffic Detection, permite detectar potenciais obstáculos que intersectem o caminho do veículo, providenciando um alerta visual ao condutor
  • Forward Vehicle Guidance, fornece assistência em manobras a baixa velocidade, recorrendo ao sistema de câmara surround em conjugação com os sensores de parqueamento
  • Blind Spot Assist, o sistema de deteção de veículos que se encontrem em ângulo morto é atualizado. Agora atua sobre a própria direção, aumentando a resistência desta nas situações em que existe risco de embate, mantendo o veículo na sua faixa de rodagem.

Os novos Jaguar começam a chegar aos diversos mercados ainda este mês.