Notícias Skoda. De onde veio o slogan «Simply Clever»?

Skoda. De onde veio o slogan «Simply Clever»?

Regressámos aos primórdios da marca checa para descobrir a origem do popular slogan da Skoda.

Fundada em 1895 com o nome Laurin & Klement, a marca checa nasceu da vontade férrea de dois homens empreendedores em avançar para a produção de… bicicletas. O primeiro automóvel só foi lançado em 1905, e duas décadas depois, a Laurin & Klement viria a ser adquirida pela Skoda Works, adotando o nome com que viria a ficar conhecida após todos estes anos.

Além de ser especial por ter sido o último modelo lançado com o emblema da Laurin & Klement, o Model 110 (em baixo) é, de certa forma, o percursor da filosofia «Simply Clever». Isto porque foi o primeiro modelo da marca a incorporar verdadeiramente algumas das características que hoje reconhecemos, entre as quais o acesso fácil ao pneu suplente, para-brisas inclinável e bancos rebativeis para um maior conforto dos passageiros do banco de trás.

“Todos os Skoda possuem uma gama de funcionalidades inteligentes, inspiradas na vida real”.

A plataforma do Model 110 permitia ainda acomodar quatro tipos de carroçarias diferentes, incluindo uma versão de seis lugares, outra prova da versatilidade deste modelo.

VÍDEO: Novo Skoda Octavia RS estreia-se em circuito

Desde então, são vários os modelos que têm adotado este conceito, desde o Skoda 256 – com um compartimento atrás da roda esquerda traseira para várias ferramentas – ao Skoda Popular – com skis no lugar das rodas dianteiras.

Hoje em dia, tal como o slogan «Simply Clever» dá a entender, este é um conceito que continua a ser parte fundamental de cada modelo da Skoda, desde o início do seu desenvolvimento. Prova disso mesmo é a gama renovada da marca, que inclui soluções para ultrapassar os pequenos desafios do dia-a-dia, como a lanterna removível na bagageira, a cinta elástica ou os guarda-chuvas montados nas portas dianteiras. Pequenos detalhes, mas que no final do dia fazem a diferença.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter